TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

CORONAVÍRUS: Uso de máscaras em crianças e adolescentes na pandemia
Publicada em 27/04/2020


 


Dolores Fernandez Fernandez*

Diante da recomendação da utilização de máscaras faciais deve-se ter em mente que essa medida por si só não protege tanto como se pensa e, em algumas vezes, representa um risco de contaminação, se não forem utilizadas conforme o protocolo de uso. A máscara é apenas uma medida complementar para combater a propagação do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. A higiene das mãos com água e sabão líquido ou álcool em gel a 70% e o distanciamento social de 1,50m a 2m representam as melhores atitudes comportamentais frente à pandemia.

As máscaras recomendadas para a população geral devem ser confeccionadas de tecido de algodão com trama fechada, em duas camadas. São uma proteção contra o espalhamento das gotículas respiratórias para proteger da contaminação os indivíduos saudáveis.

Por isso, como estratégia de prevenção, a utilização desse insumo deve ser sempre combinada à estratégia de higienização das mãos, distanciamento e isolamento social. A etiqueta da tosse e espirros deve ser ensinada e praticada e evitar os locais com aglomeração.

As crianças e os adolescentes até o momento (27/04/20) compõem a maior população dita de assintomáticos respiratórios. Por isso, faz sentido o uso de máscaras.

MENORES DE 2 ANOS

A recomendação da Academia Americana de Pediatria,
Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Sociedade Brasileira de Pediatria é que crianças menores de 2 anos não usem essas máscaras, pois existe o risco de sufocação. Elas têm as vias aéreas menores, sendo mais difícil respirar com máscara e sem habilidade de retirá-las quando tiver dificuldade para respirar. A máscara tem que estar bem ajustada à face para fazer a proteção adequada, o que dificulta a entrada do ar.

PROTOCOLO DE USO:

O tamanho da máscara deve ser adaptado ao tamanho da face da criança (maior de 2 anos) ou adolescente.
Higienizar as mãos antes e depois da remoção da máscara.
Cobrir com segurança o nariz e a boca e prender atrás das orelhas, a depender do modelo se de elástico ou de tiras.
Remover a máscara por trás, sem tocar na frente da mesma, acondicionar envolvendo-a em envelope de papel e colocar em saco plástico até a lavagem.
As máscaras não devem ser tocadas quando estiverem em uso. Caso aconteça o toque acidental, higienizar as mãos com água e sabão líquido ou álcool em gel a 70%.
As máscaras são de uso pessoal, não devem ser compartilhadas mesmo depois de lavadas. Devem ser retiradas para comer e beber.

HIGIENIZAÇÃO:

Lavar com água e sabão e deixar de molho em solução de água sanitária (1 colher de sopa para 500ml de água) por 15 a 30 minutos. Enxaguar bem e após a secagem, passar ferro bem quente, armazenando em saco plástico limpo.

Devem ser trocadas quando estiverem úmidas. Quando secas, devem ser usadas até 3 horas. Ensinar a criança e o adolescente a não levar a mão aos olhos, tocar na face e na máscara.
Ao chegar em casa, os pais devem higienizar as mãos com água e sabão líquido ou álcool em gel 70%, secando-as bem, antes de retirar a máscara da criança.

Crianças podem se beneficiar do uso de uma máscara em ambientes em que encontrem outras pessoas a menos de 1,5 metro de distância (supermercados, farmácias, serviços médicos, etc). As crianças consideradas de risco ou severamente imunocomprometidas são incentivadas a usar uma máscara cirúrgica ou N95 para melhor se protegerem conforme recomendação médica.

QUANDO NÃO USAR MÁSCARAS:

Em menores de 2 anos, crianças com uso de chupeta, em casos de dificuldade de respirar, inconscientes e com contatos apenas domiciliares assintomáticos, sem contato com portadores de síndrome gripal ou Covid.

Ensinar as crianças a tossir e espirrar em um lenço de papel (certificar de jogá-lo fora após cada uso!) Ou ensinar a tossir e espirrar no braço ou cotovelo, não nas mãos.

Se a criança tem medo de usar uma máscara quando necessária, os pais também devem usar máscaras para que ele não se sinta sozinha.

DICAS para que o uso das máscaras pareça menos assustador para algumas crianças:

* Enquanto estiver usando máscaras, olhe no espelho e fale sobre isso com a criança;
* Coloque uma máscara em um bichinho ou boneco favorito da criança;
* Decorar a máscara personalizando-a;
* Mostrar à criança fotos de outras crianças usando máscaras;
* Desenhe na máscara o seu personagem favorito.

*Dolores Fernandez – pediatra e presidente da Sobape.
-------------------

Referências:

1-NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS
2-Correio Brazileiense 21/04/20- internet
3-BBC NEWS
Por que as crianças são afetadas de maneira diferente pelo coronavírus;5 abril 2020 internet

4- Advice on the use of masks in the context of COVID-19 Interim guidance 6 April 2020 OMS
5-Jornal Opção
Coronavírus atinge muito mais crianças do que se pensava, diz Universidade da Flórida; 20 abril 2020 10:49
6-CDC COVID19 acesso21/04/20
7-Academia Americana de Pediatria HEALTHY CHILDREN. 2019 Novel Coronavirus (COVID-19). 2020. Disponível em: https://www.healthychildren.org/English/health-issues/conditions/chest-lungs/Pages/2019-Novel-Coronavirus.aspx




 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria