TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Depressão aumenta entre crianças e adolescentes durante pandemia
Publicada em 25/06/2020

RIO — Crianças e adolescentes estão sem frequentar escolas há mais de três meses. De repente, tiveram que se adaptar às aulas remotas, perderam o contato com os amigos e avós e passaram a temer a morte.

Todos esses fatores mexeram com a saúde mental dos mais jovens. De acordo com Roberto Santoro, psiquiatra, psicanalista e chefe do serviço de saúde mental do Hospital Jesus, em Vila Isabel, é preciso que os pais e responsáveis procurem um especialista ao perceberem transformações de comportamento:

— Devido à pandemia, houve um aumento grande de crianças e adolescentes com quadros de insônia, angústia, medo, perda ou excesso de apetite. Nos casos de depressão, os sintomas mais comuns são irritabilidade, agressividade e desânimo.

Coordenador de saúde mental da Sociedade Brasileira de Pediatra e membro da Sociedade Psicanalítica do Rio, Santoro alerta que se deve conversar sobre as mudanças na rotina após o retorno às aulas.

— É preciso esclarecer que a vida vai ser retomada com modificações. Essa volta também vai exigir uma capacidade de adaptação a uma nova realidade, até porque já estamos desacostumados com a vida de antes da pandemia. A boa notícia é que os mais jovens lidam bem com mudanças — diz Santoro.

Por Regiane Jesus

Fonte: O Globo.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria