TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Em live, presidente da Sobape reitera atenção às crianças na pandemia
Publicada em 16/07/2020


 

Uma mensagem de reforço aos cuidados fundamentais com crianças e adolescentes, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus, foi a tônica do encontro virtual entre a presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), a pediatra Dolores Fernandez, e o gestor do Instituto Hora da Criança, Mateus Russo, nesta quarta-feira (15) à noite. O bate papo foi transmitido ao vivo pelo Instagram das duas instituições.

“Nesse momento, nos tem preocupado muito ver que está em jogo o direito de a criança ser atendida pelo pediatra. A gente tem visto as famílias reclamarem que não encontram consultas para os pediatras, que os serviços públicos estão carentes desses profissionais. E o pediatra é o profissional que entende melhor da saúde da criança e do adolescente”, explicou Dolores Fernandes.

Segundo ela, a Sobape tem sido informada sobre essa carência em diversas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “A gente chama a atenção da sociedade civil, que é a grande fiscalizadora desses serviços, para nos ajudar. Dolores Fernandez relatou aos internautas casos de crianças entre 5 e 6 anos de idade que nunca passaram por uma consulta com um pediatra. “Está chegando para nós essa informação, estamos muito preocupados com isso”.

A presidente da Sobape rechaçou a violação desses direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 30 anos na última segunda-feira (13). Dolores Fernandez e Mateus Russo reiteraram a importância de erguer uma defesa unificada, tal como ocorreram nas convenções internacionais assinadas por diversos países no enfrentamento ao trabalho infantil, por exemplo.

“É preciso que a gente esteja unido, coeso com toda a rede de atenção para que a gente possa ter mais força. A Sobape é uma dessas redes que se preocupa com a criança e com o adolescente”, pontuou Fernandez.

Volta às aulas

A conversa online debateu ainda as medidas de segurança para a reabertura de escolas e creches após a pandemia.

“A gente sabe que não vai poder ficar a mesma quantidade de crianças nas salas, será preciso uma redução [...] tem que haver a medição de temperatura das crianças, não deve faltar álcool em gel e pias espalhadas nos diversos setores. As crianças já devem ser ensinadas em casa sobre o uso necessário da máscara”, disse a presidente da Sobape, ao alertar ainda sobre o trabalho psicológico na adequação e adaptação ao novo estilo de vida.

“A imagem que temos de escola é as crianças e adolescentes chegando e se abraçando. Algumas crianças vão ter dificuldade de entender o distanciamento, sobretudo as menores, em creches. As famílias também precisarão ter o cuidado de não enviarem à escola crianças com febre ou outros sintomas gripais”, reforçou.

Enquanto estão em casa, sugeriu Dolores Fernandez, é importante que as crianças mantenham uma rotina e sejam estimuladas a realizar atividades que explorem sua capacidade criativa e construtiva, preferencialmente com itens e brinquedos manuais em vez dos eletrônicos.

“Há um vínculo afetivo quando é a gente que constrói o brinquedo. A gente deve resgatar isso em nossas crianças. Assim como o fomento à arte, que é importantíssima para o desenvolvimento neuro sensorial.


 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria