TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pediatras vítimas da Covid-19 recebem homenagem dos colegas da SBP
Publicada em 27/07/2020


 

Mais do que 25 nomes; 25 histórias de vida e de dedicação à pediatria. Nesta segunda-feira (27), entra no ar, no site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), uma singela homenagem aos especialistas que sucumbiram aos efeitos do coronavírus, até o momento. No memorial virtual, pode-se conhecer um pouco mais da trajetória de cada um. Todos comprometidos com a assistência, mas alguns com forte atuação também na vida associativa e no ensino médico.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE COM A HOMENAGEM VIRTUAL DA SBP

Em carta encaminhada aos familiares das vítimas, a SBP expressa o pesar dos que atuam nessa área. “Dizem que instituições não choram. Enganam-se. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lamenta profundamente o ocorrido e manifesta sua inconformidade diante dessa perda. No entanto, diante do luto, faz-se necessário reconhecer o legado que ficou, no qual a prática diária dos cuidados com crianças e adolescentes materializou uma grande paixão compartilhada por outros 43.699 especialistas”, cita a nota.

“Esse ano tem sido muito difícil não só pela pandemia, mas, principalmente, pelos relatos de perdas que temos tido. Para os membros da SBP, se despedir de tantos colegas, em um espaço de tempo tão curto, causa tristeza e um grande pesar. Eram amigos, pais, mães, filhos, profissionais dedicados que atuaram de modo diligente”, disse a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva.

MINISTÉRIO - Além da homenagem aos pediatras, no contexto da pandemia, ela ressaltou que a SBP encaminhou pedido ao Ministério da Saúde, alertando para os riscos aos quais estão expostos os profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e cobrando providências dos gestores. “importante que a vida e a integridade desses trabalhadores sejam preservadas”, pontuou.

“Diante desse quadro preocupante, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem, respeitosamente, pedir ao Ministério da Saúde o reforço em medidas que possam impedir o surgimento de novos casos de óbitos e adoecimento entre médicos e outros profissionais da área da saúde. Como tem sido relatado por diferentes especialistas, em vários serviços da rede pública ainda há dificuldade de seu acesso a equipamentos de proteção individual (EPIs) e até aos testes de diagnóstico, quando apresentam sintomas leves”, ressalta a SBP, no ofício enviado.

Segundo a entidade, a situação apontada tem gerado insegurança entre os que estão na linha de frente, seja contra a Covid-19, seja nas enfermarias e UTI especializadas no público pediátrico. Nesse sentido, a SBP entende como necessário que os gestores providenciem os insumos para que os pediatras e outros colegas possam se proteger. “Esse é um dever do Governo Federal, dos Estados e dos Municípios, que não podem se furtar de sua responsabilidade de cuidar de todos que labutam em favor da vida. Nesse Dia do Pediatra, esse é o pleito que a SBP encaminha a Vosso gabinete, espelhando os anseios de todos os seus representados”, destaca.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria