TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Ações da SBP marcam celebração do Agosto Dourado 2020
Publicada em 02/08/2020


 

Para celebrar o Agosto Dourado – mês dedicado ao aleitamento materno no Brasil – a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou para a edição deste ano uma série de ações que englobam a criação de um hotsite especial; a realização de lives para médicos e uma especialmente para os pais; novos podcasts para revista Residência Pediátrica (RP); a elaboração de um Guia Prático de Aleitamento Materno; entre outras.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O HOTSITE

“A amamentação é a base da vida, porque ela tem benefícios para a criança e para a mãe que amamenta, bem como benefícios para a sociedade e o futuro das comunidades. A SBP preparou muitas ações para reforçar o posicionamento da nossa instituição para este ato tão belo e importante para a saúde das nossas crianças”, frisou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

As atividades da SBP estão em consonância com o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM): “#WBW2020 Support breastfeeding for a healthier planet”. Em tradução livre, “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”. O tema foi definido pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que comemora a semana do aleitamento em todo o mundo, entre os dias 1º e 7 de agosto. Sob essa temática, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP elaborou o slogan “3x mais cuidado”, cujo mote sugere cuidar do planeta, cuidar da comunicação (aconselhamento) e cuidados em tempos de COVID-19.

“A SMAM 2020 nos lembra de que precisamos cuidar triplamente. Cuidar do planeta doente, cuidar das pessoas doentes com essa nova virose e principalmente cuidar de nos comunicarmos melhor. É preciso falar e ser entendido. Falar bem alto que o aleitamento materno é insuperável; que lactantes com SARS-CoV-2 positivo, em bom estado geral e com cuidados adequados de higiene podem e devem sim manter a amamentação; que nós pediatras precisamos nos comunicar cada vez melhor com as famílias, entre outras questões”, ressaltou o presidente do Departamento, dr. Luciano Borges Santiago.

Para concentrar todas as ações em um espaço único, a SBP preparou um site especial para o Agosto Dourado 2020. A plataforma abrigará todo o conteúdo produzido ao longo da campanha para que os pediatras possam acessar o material de forma rápida e precisa sempre que precisar. Veja a seguir as atividades que serão realizadas ao longo do mês da amamentação.

LIVES – Na próxima segunda-feira (03), às 20h, acontecerá a live de abertura da SMAM/Agosto Dourado e terá como convidados especiais a presidente da SBP; dr. Joel Alves Lamounier, diretor de Ensino e Pesquisa da SBP; e dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP.

Também estarão presentes Janine Selva Ginani, analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde e Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno na Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS); e dr. Cesar Gomes Victora, professor emérito de Epidemiologia. A moderação será feita pelo dr. Luciano Borges e contará ainda com a participação de todos os membros do DC de Aleitamento Materno.

As demais lives que ocorrerão ao longo do mês de agosto serão realizadas todas as quartas-feiras, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo site da SBP. Cada encontro terá em média entre 60 e 70 minutos de duração, com espaço para perguntas aos especialistas convidados, que esclarecerão as principais dúvidas dos participantes. As transmissões serão feitas pelo site da SBP. Para assistir, basta acessar www.sbp.com.br/lives.

No dia 12, será abordado o tema “Cuidar da Comunicação (aconselhamento)”, com as palestrantes dras. Keiko Miyasaki Teruya, da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Ana Luiza Velloso da Paz Matos (DCAM/SBP); e a participação do dr. Carlos Eduardo Corrêa (o Cacá), pediatra e neonatologista com formação no método corpo intenção).

Já no dia 19, as dras. Maria Beatriz Reinert do Nascimento e Rossiclei Pinheiro (DCAM-SBP) abordarão os “Cuidados em tempos de Covid-19”. Haverá a participação especial do dr. Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento Científico de Infectologia da SBP.

Encerrando as lives do Agosto Dourado, no dia 26, acontecerá uma transmissão voltada especialmente aos pais, com a participação especial do dr. Marcus Renato de Carvalho, do site Aleitamento.com, e de todos os membros do Departamento Científico de Aleitamento Materno.

GUIA – Outra iniciativa para o mês da amamentação no Brasil é a elaboração do “Guia Prático de Aleitamento Materno – Agosto Dourado 2020”, que será concluído em setembro. O documento tem como objetivo sanar as principais dúvidas dos pediatras em torno de 12 temas e ainda em relação às perguntas que surgirão durante as transmissões online.

Os 12 temas já definidos para o Guia são: como os pediatras devem lidar e conduzir a perda de peso do bebê na primeira semana sem necessariamente introduzir fórmula; quando desmamar uma criança; leite materno para prematuros; mamadas noturnas: até quando e como conduzir; doação de leite humano e a escolha do leite adequado para o paciente prematuro; cuidados no pós-parto influenciam o futuro sucesso na amamentação.

O documento da SBP também abordará, ainda, como se deve lidar com a livre demanda após a introdução alimentar; pediatra amigo da amamentação; aleitamento materno em famílias com diferentes configurações; como apoiar a mulher na volta ao trabalho; distúrbios gastrointestinais funcionais e aleitamento materno; e os reflexos da amamentação na vida adulta.

REDES SOCIAIS – O DC de Aleitamento também preparou mensagens sobre a importância e os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê e que circularão nas redes sociais da SBP ao longo dos próximos dias. Além disso, todas as terças e quintas-feiras do mês de agosto serão lançados podcasts especiais sobre diferentes temas sobre o aleitamento materno. Os programas serão produzidos pelos membros do Departamento de Aleitamento e postados na página da revista Residência Pediátrica. Veja abaixo o cronograma e os temas abordados:

Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento - Reflexos da amamentação na vida adulta - 04/08 (terça-feira)
Dra. Vilneide Braga Serva - COVID -19 e o Aleitamento Materno: qual o caminho? - 06/08 (quinta-feira)
Dr. Luciano Borges Santiago - Como manter o aleitamento materno na volta ao trabalho - 11/08 (terça-feira
Dr. Moises Chencisnsky - Aleitamento materno em famílias com diferentes configurações - 13/08 (quinta-feira)
Dra. Rossiclei Pinheiro - Cuidados no pós-parto influenciam o futuro sucesso na amamentação - 18/08 (terça-feira)
Dra. Gracite Oliveira Vieira - Aleitamento Materno e refluxo gastroesofágico - 20/08 (quinta-feira)
Dra. Elsa Giugliani - O que é aconselhamento? - 25/08 (terça-feira)
Dra. Ana Luiza Velloso da Paz Matos - Como conduzir a perda de peso nos primeiros dias - 27/08 (quinta-feira)
Dr. Roberto Mário Silveira Issler - Você é um pediatra amigo da amamentação? - 01/09 (terça-feira)

Os programas poderão ser escutados diretamente no site da revista Residência Pediátrica, no link http://residenciapediatrica.com.br/midia/Podcast ou nos perfis da RP nas plataformas Soundcloud; Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.

PEDIATRIA PARA FAMÍLIAS – As ações da SBP também envolvem a comunicação com os pais. No mês de agosto, serão produzidos quatro textos para o site Pediatria para Famílias, sob a coordenação do dr. Moises Chencinski, com as seguintes temáticas: os preparativos do Agosto Dourado pela SBP; o que a SMAM e o Agosto Dourado; Amamentação em tempos de Covid-19; e os benefícios do aleitamento materno para a saúde do planeta. O material pode se conferido nesse link: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/

SBP AMAMENTAÇÃO – Para encerrar com chave de ouro, em setembro será produzido SBP AmamentAÇÃO, que está em sua 26ª edição. O informativo anual trará um resumo de todas as ações realizadas pela SBP e suas filiadas, entrevistas inéditas, documentos e artigos, e notícias sobre aleitamento materno. A previsão de envio do informativo aos associados é na primeira semana de setembro.

Fonte: Site SBP

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria