TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape repudia violência contra criança vítima de estupro no ES
Publicada em 21/08/2020


 

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), ao tempo em que reitera sua defesa pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, externa indignação com o tratamento dispensado à garota de 10 anos de idade que sofreu violência sexual do tio e precisou ser submetida a um procedimento para interromper a gravidez.

O crime aconteceu na cidade São Mateus, no Espírito Santo, mas a vítima só foi atendida no em Pernambuco, por uma equipe médica do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), para quem a Sobape envia solidariedade pelo ato de acolhimento e proteção à criança.

“Todo esse impasse foi um grande desrespeito ao que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no sentido de garantir os direitos fundamentais e proteção à criança. O que vimos foi um processo de revitimizar a criança e acentuar a dor da violência. Fica o nosso apoio e respeito ao acolhimento que foi dado em Pernambuco”, declara a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.

Os dados do Disque 100 apontam uma média trágica no cenário brasileiro, com um registro de violência sexual a criança ou adolescente a cada 15 minutos.

Já o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que mais da metade (53,81%) dos 66.041 casos de estupro que foram registrados em 2018 ocorreram contra vítimas de até 13 anos de idade. A maioria dos casos se dá no ambiente doméstico e o agressor, em geral, é conhecido ou alguém da família.

“Não podemos ver atrocidades e barbaridades impostas às crianças e adolescentes e ficarmos incólumes isso atinge a todos”, reitera a presidente da Sobape, Dolores Fernandez.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria