TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

TEP Seriado: inscrições reabertas até o dia 2 de outubro
Publicada em 15/09/2020


 

Foto: Divulgação/SBP


Estão reabertas até 2 de outubro as inscrições para o exame de obtenção do Título de Especialista em Pediatria – avaliação seriada (ciclo 6 R1, ciclo 5 R2 e ciclo 4 R3). A prova é destinada aos médicos inscritos no Programa Nacional de Residência em Pediatria com duração de três anos. O exame é feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB).

Os candidatos inscritos nos editais publicados em 10 de fevereiro de 2020 estarão automaticamente inscritos, devendo, para tanto, prestar o devido aceite às normas de cada um dos presentes editais, através da página de inscrição.

CLIQUE AQUI PARA LER O EDITAL DO TEP SERIADO – CICLO 6 R1

CLIQUE AQUI PARA LER O EDITAL DO TEP SERIADO – CICLO 5 R2

CLIQUE AQUI PARA LER O EDITAL DO TEP SERIADO – CICLO 4 R3

Nos Ciclos 6 R1 e 5 R2 serão realizadas apenas uma prova teórica de forma online – em razão da pandemia de Covid-19 – por meio de acesso nos termos e regras dispostos no edital, não havendo, portanto, local físico pré-determinado para realização do exame. As provas teóricas são constituídas de 80 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada, e apenas uma opção correta.

No Ciclo 4 R3 serão realizadas, no mesmo dia, as prova teórica e teórico-prática. A avaliação teórica é uma prova objetiva composta por 50 questões de múltipla escolha e a teórico-prática é baseada em casos clínicos simulados constituída de cinco questões discursivas. As provas estão previstas para o dia 8 de novembro de 2020, com tempo de realização das 9h às 13h (horário de Brasília).

Até o dia 16 de outubro de 2020, os candidatos considerados habilitados receberão, no endereço eletrônico que cadastraram na ficha de inscrição, o manual do candidato com as instruções de instalação do dispositivo para realização da prova e senha de identificação.

Os resultados para os Ciclos 6 R1 e 5 R2 estão previstos para o dia 7 de dezembro de 2020, no ambiente online de prova. Já o resultado do Ciclo 4 R3 está previsto para 29 de janeiro de 2021, também no ambiente online de prova.

ADESÃO – Desde 2019, todos os Programas de Residência em Pediatria foram obrigados a ter três anos de duração, conforme a Resolução Nº 1, de 29 de dezembro de 2016, da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Por isso, é esperado um expressivo aumento de inscritos no TEP ciclo 6 R1.

Conforme explica o coordenador da Comissão Executiva do Exame para a Obtenção do Título de Especialista em Pediatria Avaliação Seriada, dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, o TEP Seriado teve início seis anos atrás e, à época, somente cinco instituições no País promoviam a residência de três anos.

“O TEP Seriado surgiu exatamente com o objetivo de permitir que o residente seja avaliado periodicamente e não uma única vez ao término da sua residência com o TEP. Atualmente, o Brasil tem cerca de duas mil vagas de residência em pediatria e, em 2020, é o primeiro ano que todos os programas de residência do Brasil poderão fazer a prova R1 do TEP Seriado e, por isso, esperamos um grande aumento de participação dos residentes”, enfatiza.

Outro ponto ressaltado pelo também coordenador da Comissão Executiva do Exame para a Obtenção do Título de Especialista em Pediatria Avaliação Seriada, dr. Victor Horácio de Souza Costa Júnior, é que a implementação desses três anos da residência permite uma melhor formação para o residente.

Segundo ele, por meio do TEP Seriado é possível monitorar anualmente o aprendizado. “Realizar o exame é cumprir com a nossa função de fazer com que, em cada ano, possamos saber qual foi o real aprendizado que esse residente teve, pelo menos em relação aos conteúdos teóricos, já que, com relação ao comportamento e conteúdos práticos, é possível ver no cotidiano da residência. É uma oportunidade de oferecer para a sociedade um pediatra cada vez mais capacitado”, acrescentou.

Para o membro da Comissão Executiva do TEP Seriado, dra. Luciana Cordeiro Souza, com as novas demandas da atualidade e a perspectiva da criança de hoje viver mais, tornando-se um adulto saudável, uma série de conteúdos precisavam ser discutidos e isso não era possível em apenas dois anos.

“É primordial que os especialistas tenham uma visão não só daquilo que é comum, mas também de novas demandas que têm aparecido com a mudança do perfil da nossa sociedade, com a mudança de comportamento das nossas crianças, para que eles possam, de fato, ofertar um cuidado completo e complexo. O pediatra é um profissional que tem que ser completo, porque ele é uma referência para a família e cuidadores”, concluiu.


Fonte: SBP

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria