TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pediatra Graciete Vieira assume cadeira na Academia de Medicina da Bahia
Publicada em 04/11/2020


 

A Academia de Medicina da Bahia (AMB) ganhou mais um reforço da pediatria baiana. A médica Graciete Oliveira Vieira tomou posse como titular no último dia 29 de outubro e passou a ocupar a cadeira número 3, que tem como patrono o professor Dr. Alfredo Ferreira de Magalhães.

A solenidade semipresencial transmitida por videoconferência foi conduzida pelo presidente da AMB, professor Dr. Antonio Carlos Vieira Lopes, e acompanhada pela presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Dolores Fernandez. Contou com a apresentação da Banda Ibarra no auditório da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. A saudação à imortal foi feita pela acadêmica professora Dra. Eliane Azevedo.

“Me senti imensamente honrada e feliz em ingressar na Academia de Medicina da Bahia, conduzida pela vontade de seus ilustres membros e nobres componentes que me indicaram, me elegeram e acolheram”, disse Dra. Graciete Vieira.

“Hoje, o conceito de Academia traz implícita a ideia de manter imortal a memória dos seus membros. No meu discurso de posse, segui a tradição institucional e destaquei pontos relevantes dos currículos dos ilustres médicos: Dr. Alfredo Magalhães, patrono da cadeira 3, e dos meus antecessores: Dr. Antônio Souza Lima Machado, Dr. Eliezer Audíface de Carvalhal Freire e do professor Dr. José de Souza Costa. Posso ter omitido algum fato relevante, pois os caminhos do passado não são simples e nem sempre deixam marcas”, disse a nova imortal.

Acompanhando a solenidade de forma virtual, a presidente da Sobape, Dolores Fernandez, parabenizou Dra. Graciete em nome dos colegas pediatras. “É com muito orgulho que parabenizamos a nossa querida Dra. Graciete. Temos certeza que ela se juntará aos demais pediatras Luciana Silva, Núbia Mendonça, Lícia Moreira e Maria Betânia Toralles para dar sua valiosa contribuição à Academia, tão bem conduzida pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes”, disse Dolores Fernandez.

Entre outros participantes da cerimônia estavam Dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria; professor Evandro do Nascimento Silva, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana; Dra. Denise Lima Mascarenhas, secretária de Saúde de Feira de Santana; professor Mário Santoro Junior, presidente da Academia Brasileira de Pediatria; professor André Luiz Cerqueira de Almeida, presidente da Academia de Medicina de Feira de Santana; professora Heli Vieira Brandão, presidente da Sociedade de Pediatria de Feira de Santana; Dr. Robson Moura, presidente da Associação Bahiana de Medicina; e Dr. Dioclécio Campos, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Sobre a Academia

Na Bahia, a Academia de Medicina foi fundada em 10 de julho de 1958. Neste ano, a Bahia comemorava 150 anos do início do ensino médico nacional, pois a primeira Faculdade de Medicina do Brasil foi instituída na Bahia, pelo Príncipe Regente D. João VI, em 18 de fevereiro de 1808.

A AMB é composta por 50 membros titulares representados por grandes figuras da medicina da Bahia e cujos patronos foram escolhidos entre grandes nomes que marcaram a história da medicina baiana ou à qual estejam intimamente relacionados, além de Membros Eméritos sem limitação de número.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria