TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Documento científico aborda artrite aguda em crianças e adolescentes
Publicada em 02/12/2020


 

Foto: Divulgação/SBP


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através do Departamento Científico de Reumatologia, acaba de lançar o documento científico “Artrite Aguda em Crianças e Adolescentes”. O material tem como objetivo ser um guia para os pediatras sobre o tema, já que eles normalmente são os primeiros a identificar a doença e precisam ter habilidade na sua condução, diagnóstico diferencial e indicação de referência especializada.

ACESSE O DOCUMENTO COMPLETO AQUI

A artrite aguda acomete uma ou mais articulações, com duração de até seis semanas, e apresenta um curso que pode ser contínuo ou intermitente. Entre as suas causas estão diversos agentes infecciosos com mecanismos de perpetuação que, de certa forma, são semelhantes às doenças reumáticas autoimunes, com fluxo autolimitado e duração variável.

É de suma importância a divulgação das informações publicadas no documento já que, em sua apresentação inicial, essa infecção pode não ser associada claramente a nenhuma doença específica. Muitas vezes, o diagnóstico certeiro apenas pode ser estabelecido no acompanhamento, caracterizando-se como manifestação autolimitada.

A artrite aguda acomete todas as faixas etárias pediátricas, do neonato ao adolescente, entretanto, a etiologia varia de acordo com a idade do paciente. Segundo os especialistas, não há predomínio claro dessa doença em determinado sexo, porém na artrite de causa infecciosa há uma frequência maior do diagnóstico em meninos.

O Departamento Científico de Reumatologia é composto pelos drs.: Clovis Artur Almeida da Silva; Maria Odete Esteves Hilário; Adriana Rodrigues Fonseca; Claudia Saad Magalhães; Flavio Roberto Sztajnbok; Margarida de Fátima Carvalho; e Paulo Roberto Stocco Romanelli.

Fonte: SBP

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria