TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Presidente da Sobape propõe medidas para ampliar incentivo à amamentação
Publicada em 22/12/2020


 

Foto: Ministério da Saúde


A presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), a pediatra Dolores Fernandez, apresentou, nesta segunda-feira (21), propostas para ampliar a promoção dos direitos da primeira infância na rede pública de saúde de Salvador, especialmente no incentivo ao aleitamento materno.

Dolores foi uma das palestrantes do painel 'Amamenta Mainha', durante a cerimônia online de encerramento da Plataforma de Centros Urbanos, realizada por iniciativa do Projeto Vozes da Cidade, em parceria com a prefeitura de Salvador, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

"O aleitamento materno é uma das diretrizes para a saúde na primeira infância. Nós fizemos a proposta para que cada posto de saúde tenha uma sala para atender as mães nas necessidades de amamentação. Seria um consultório para atendimento às mães lactantes, para atender aquelas com dificuldades em relação à amamentação. Isso seria extremamente importante para melhorar nossos indicadores de aleitamento materno", reitera a pediatra Dolores Fernandez.

A presidente da Sobape sugeriu também a criação de um espaço nos postos de saúde para coleta de leite materno a ser doado aos Bancos de Leite Humano (BLH) da cidade de Salvador.

"Solicitei da Secretaria Municipal de Saúde a implantação de consultoria de amamentação para os problemas que ocorrem e precisam ser assistidos de forma imediata", completa Dolores.

Um levantamento feito divulgado em outubro deste ano pelo Ministério da Saúde revelou que 53% das crianças são amamentadas no primeiro ano de vida no Brasil. A pesquisa Enani (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil) avaliou 14.505 crianças menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020. Segundo o estudo, o índice de amamentação exclusiva é de 45,7% entre as crianças menores de seis meses, enquanto entre as menores de quatro meses é de 60%.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria