TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Vencedores do VII Prêmio Nelson Barros são premiados em encontro virtual
Publicada em 29/12/2020


 

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) manteve a tradição de reconhecer trabalhos científicos produzidos por residentes de Pediatria e acadêmicos de Medicina e adaptou ao formato virtual a cerimônia de premiação da VII Edição do Prêmio Professor Nelson Barros, realizada nesta segunda-feira (28), às 19h, pela plataforma Teams.

A atividade foi conduzida pela presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, e entregou prêmios entre R$800 e R$3 mil aos seis autores dos trabalhos inéditos selecionados. A cerimônia também homenageou os professores orientadores.

“Foi uma experiência diferente, sem abraços e fotos como costumamos fazer, mas mantivemos a tradição de valorizar o que esses novos profissionais estão produzindo para a comunidade científica e para a vida de crianças e adolescentes. Esse foi o legado que o nosso querido e saudoso professor Nelson Barros deixou para pediatria da Bahia e do Brasil”, destacou a presidente Dolores Fernandez.

Na categoria Residentes, Vivian Moana de Araújo Viana venceu em 1º lugar com o tema “Acompanhamento de crianças e adolescentes submetidos a cirurgia cardíaca para tratamento de valvopatia reumática – estudo de corte retrospectiva”, sob orientação do Dr. José Magalhães Filho.

Na modalidade Estudantes de Medicina, venceu em 1º lugar Samuel Gomes Cardoso, sob orientação do professor doutor Ubirajara de Oliveira Barroso Júnior, com o trabalho “Análise da associação de fatores clínicos e sociodemográficos entre as diferentes apresentações de bexiga hiperativa em crianças e adolescentes”.

Fundador e primeiro presidente da Sobape, Nelson Barros foi uma referência nacional para a especialidade. Ele faleceu em março de 2015 e, desde 2013, dá nome à premiação criada pela Sobape em reconhecimento ao seu legado.


VENCEDORES EDIÇÃO 2020

RESIDENTES:

1º LUGAR – VIVIAN MOANA DE ARAÚJO VIANA -
NOME DO TRABALHO:
ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDÍACA PARA TRATAMENTO DE VALVOPATIA REUMÁTICA – ESTUDO DE CORTE RETROSPECTIVA
Orientador: Dr. José Magalhães Filho

2º LUGAR - ISAURA LUIZA MARQUES DE ALMEIDA
NOME DO TRABALHO:
SOBREVIDA GLOBAL E LIVRE DE EVENTOS DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE UM SERVIÇO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA NO NORDESTE BRASILEIRO
Orientador: Luciana Nunes Silva

3º LUGAR - MARÍLIA AUGUSTA SILVA DOS SANTOS
NOME DO TRABALHO:
FÍBROSE CÍSTICA COM TRIAGEM NEONATAL NEGATIVA: UMA SÉRIE DE CASOS
Orientadora: Dra Edna Lúcia Souza dos Santos ,

ESTUDANTES:

1º LUGAR - SAMUEL GOMES CARDOSO
NOME DO TRABALHO:
ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO DE FATORES CLÍNICOS E SOCIODEMOGRÁFICOS ENTRE AS DIFERENTES APRESENTAÇÕES DE BEXIGA HIPERATIVA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Orientador: Prof. Dr. Ubirajara de Oliveira Barroso Júnior.

2º LUGAR - VALMIR NASCIMENTO RASTELY JÚNIOR
NOME DO TRABALHO:
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME DA ZIKA CONGÊNITA, DURANTE A PRIMEIRA INFÂNCIA, EM SALVADOR – BAHIA
Orientador: Dr. Jamary Oliveira Filho
Dr. Mitermayer Galvão dos Reis

3º LUGAR – LEONARDO AZEVEDO DE SOUZA
NOME DO TRABALHO:
AVALIAÇÃO DA UROFLUXOMETRIA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM DISFUNÇÃO VÉSICO-INTESTINAL SUBMETIDOS À ELETROESTIMULAÇÃO PARASSACRAL (TENS): ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Orientador: Ubirajara Barroso de Oliveira Júnior

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria