TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Presidente da SBP, Luciana Silva, toma posse como vice-presidente da AMB
Publicada em 14/01/2021


 

Foto: Divulgação SBP


O anseio de mudanças e de valorização dos médicos brasileiros deu o tom à cerimônia de posse da diretoria 2021-2023 da Associação Médica Brasileira (AMB), ocorrida na última sexta-feira (8). A valorização dos médicos, o respeito e apoio à ciência, o compromisso com os pacientes, assim como a importância da união das entidades, são marcas comuns das intervenções do atual grupo gestor, que assume o comando da instituição nos próximos três anos.

Mais de 300 médicos das diversas regiões do País acompanharam a cerimônia, quase a totalidade virtualmente. Em mesa solene, à sede da AMB, em São Paulo, estavam os drs. César Eduardo Fernandes, o novo presidente; Miguel Roberto Jorge, representando a antiga diretoria; e José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Federada anfitriã, a Associação Paulista de Medicina (APM). A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, também compõe a nova diretoria da AMB, ocupando o cargo de 1ª vice-presidente.

“A disposição em agir é presente na AMB de hoje. E a partir deste movimento, de muita inspiração e ação, hoje iniciamos a nova gestão da AMB. E esta nova marca fala que somos únicos e somos muitos com uma mesma missão, a de aperfeiçoar a cada dia a assistência à população brasileira e a lutar pela valorização dos médicos deste país, com tantas diferenças e desafios”, disse dra. Luciana em seu discurso.

Ela se diz convicta de que a AMB assume sua liderança de modo responsável e idôneo e de que os médicos estão prontos para embarcar numa jornada transformadora, em busca de valorização, do conhecimento e da verdade. “Nada é igual ao sentimento de uma equipe forte com propósitos semelhantes, como é o sentimento deste grupo que assume a gestão da Associação Médica Brasileira para enfrentarmos os desafios, sobretudo com a liderança, a serenidade e a sabedoria do nosso caríssimo presidente Cesar Fernandes”, salientou.

Os presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro; da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), dr. Gutemberg Fialho; da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), dr. Eduardo Amaro; da Academia Nacional de Medicina (ANM), dr. Rubens Belfort Junior; e o ex-presidente da AMB, dr. Eleuses Vieira de Paiva, completaram a mesa-diretora a distância.

CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE – Ao abrir a sessão, o novo presidente da AMB, dr. César Eduardo Fernandes acentuou que a coesão dos médicos é indispensável para a entrega de boa assistência à população e ao exercício da Medicina. “É natural divergir em algumas ideias. Praticar o contraditório é enriquecedor, salutar. Mas precisamos estar unidos sempre. No que me diz respeito, farei todo o possível para que isso aconteça. Essa é uma das prioridades da AMB”, frisou.

Dr. Miguel Jorge, ex-presidente imediato da Associação Médica Mundial (WMA), iniciou sua intervenção, parabenizando a nova diretoria. Em seguida, destacou a dedicação das entidades por medicina de qualidade, por estrutura suficiente ao qualificado atendimento dos pacientes e por saúde de nível elevado aos brasileiros. Mencionou a crise sanitária e a relevância de combatê-la à luz do conhecimento científico.

O presidente do CFM, dr. Mauro Luiz de Brito Ribeiro, foi uma das vozes a ponderar sobre a urgência de unir todas as representações médicas, para a implantação de políticas públicas consistentes em saúde e para atuar em prol das bandeiras médicas. Depois, cumprimentou César Fernandes em clima de descontração.

“Admiro sua coragem, César, de assumir uma entidade médica neste momento em que enfrentamos a mais severa crise sanitária da história moderna. Devo confessar que as coisas não estão fáceis, então, nos resta como único caminho trabalharmos juntos”, salientou.

A coesão do movimento médico foi igualmente foco do presidente da Fenam, dr. Marcos Gutemberg Fialho da Costa: “Só assim seremos eficazes no enfrentamento das políticas públicas adversas. É mister também lutar pelo nosso sonho maior sonho: a chegada da Medicina aos rincões deste País, com a implantação da carreira médica de Estado”, observou.
 
Por sua vez, o presidente da Academia Nacional de Medicina, dr. Rubens Belfort Junior, frisou que cabe à AMB a responsabilidade de liderança legítima da Medicina do Brasil. “Lado a lado da AMB e de todas as lideranças, continuamos empenhando esforços para melhorar a assistência”, disse.

Encerrando os trabalhos, César Fernandes teve seu primeiro discurso como presidente da Associação Médica Brasileira. Ele também enfatizou a necessidade de as entidades caminharem lado a lado, com pautas comuns em benefício de cidadãos e médicos. Também nomeou e agradeceu a cada um dos membros da diretoria eleita.
 
“Sou um afortunado, porque por onde passo sempre me vejo ladeado por médicos de alta estatura ética, comprometidos e proativos. Este grupo não é diferente, certamente fortalecerá o movimento associativo. Temos de procurar juntos um novo modelo para o movimento associativo, o que envolve as federadas, sociedades de especialidades e a AMB, vamos nos debruçar sobre isso. A meta é avançar”, acentuou.


Diretoria eleita AMB para a gestão 2020-2023:

Presidente: César Eduardo Fernandes (SP)

1ª Vice-presidente: Luciana Rodrigues Silva (BA)

2º Vice-presidente: Jurandir Marcondes Ribas Filho (PR)

Vice-presidente Norte: Mariane Franco (PA)

Vice-presidente Nordeste: Roque Salvador de Andrade e Silva (BA)

Vice-presidente Centro-Oeste: César Galvão (DF)

Vice-presidente Sudeste: Agnaldo Lopes da Silva Filho (MG)

Vice-presidente Sul: Oscar Dutra (RS)

Secretário-geral: Antônio José Gonçalves (SP)

1ª Secretária: Maria Rita de Souza Mesquita (SP)

1º Tesoureiro: Akira Ishida (SP)

2º Tesoureiro: Lacildes Rovella Júnior (SP)

Diretor de Relações Internacionais: Carlos Vicente Serrano Junior (SP)

Diretor Científico: José Eduardo Lutaif Dolci (SP)

Diretor de Defesa Profissional: José Fernando Macedo (PR)

Diretor de Atendimento ao Associado: Carlos Alberto Gomes dos Santos (ES)

Diretora Cultural: Rachel Guerra de Castro (MG)

Diretor Acadêmico: Clóvis Francisco Constantino (SP)

Diretor de Assuntos Parlamentares: Luciano Gonçalves de Souza Carvalho (DF)

 
Conselho Fiscal

Titulares: José Carlos Raimundo Brito (BA); Luiz Carlos João (SP);e  Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho (PR).

Suplentes: Francisco José Rossi (DF); Juarez Monteiro Molinari (RS); e Márcia Pachiegas Lanzieri (SP).

 

Fonte: SBP, com informações da assessoria de comunicação da AMB. 

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria