TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape alerta para risco em uso excessivo de fones de ouvido na infância
Publicada em 17/06/2021


 

Foto: Arquivo Pessoal


Cerca de 1,1 bilhão de pessoas dos 12 a 35 anos de idade correm o risco, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de sofrerem perda da audição por exposição a ruídos intensos, como os que acontece com o uso excessivo dos fones de ouvido.

Durante a pandemia, com a adaptação de aulas e outras atividades ao ambiente online e eletrônico, muita gente, incluindo crianças e adolescentes, passou a utilizar o acessório várias horas por dia com volumes que podem causar danos irreversíveis à saúde auditiva, como a Perda Auditiva Induzida por Ruído, a famosa PAIR.

“Os fones de ouvido podem alcançar uma intensidade sonora de até 110 decibéis, o que corresponde, por exemplo, ao som gerado por uma turbina de avião”, alerta Nayara Soares, otorrinolaringologista, otorrinopediatra, mestre em Saúde da Criança e Adolescente pela Unicamp e membro da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape).

A otorrinolaringologista adverte que os sons entre 60 e 65 decibéis tornam-se desconfortáveis e que acima de 80 decibéis são potencialmente lesivos para a audição.

“Além da perda auditiva, a exposição a ruídos de alta intensidade também pode gerar ansiedade, tontura, zumbido, aumento da sensibilidade no ouvido, estresse e dor de cabeça. Sabemos que se uma pessoa é exposta uma intensidade maior que 89 decibéis por mais de cinco horas por semana já pode ocorrer danos permanentes a adição”, reforça a especialista.

Nayara Soares explica que para utilizar fones com segurança é preciso manter um volume mediante o qual seja possível compreender a fala e ruídos externos. Orienta também a não usar fones por muito tempo seguido, mas com algumas horas de descanso, respeitando o limite de até quatro horas por dia.

“A surdez causada por essa exposição vai acumulando ao longo dos anos, e a prevenção ainda é a melhor forma de evitar a perda auditiva”, pontua.

“O ideal é sempre controlar o volume, deixando sempre em, no máximo, 50% da capacidade do aparelho. Outra dica importante é preferir os fones do tipo concha, os menos agressivos, porque eles estão mais distantes das estruturas do ouvido se comparados aos fones intracanais”, complementa a otorrinopediatra Nayara Soares.

Outros cuidados

Para preservar a saúde auditiva é importante manter outros cuidados, como a limpeza da parte externa da orelha com pano macio ou tolha, sem a introdução de cotonetes, palitos ou outros objetos. Em casos de desconforto ou dificuldade em ouvir é necessário procurar o médico e tomar apenas medicamentos prescritos pelo especialista. O uso de tampão de ouvidos também é um reforço à proteção auditiva para lugares ou situações barulhentas.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria