TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Semana do Bebê em Salvador 2021 conta com participação da Sobape
Publicada em 21/08/2021


 

Com o tema “Primeira Infância: Desafios e Potencialidades para o Desenvolvimento Infantil Saudável”, a edição da Semana do Bebê em Salvador 2021 contará mais uma vez com a participação da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). De 23 a 29 de agosto, a programação incluirá atividades presenciais e on-line. A presidente da Sobape, pediatra Dolores Fernandez, fará parte da mesa de abertura no dia 23, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Semana do Bebê, assim como as demais atividades on-line.

"Esse ano, a Semana do Bebê traz um tema extremamente relevante e acontece justamente no momento em que estamos discutindo amplamente a aprovação para a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância em Salvador, com o objetivo de garantir a proteção da criança sob todos os aspectos", diz a pediatra Dolores Fernandez, lembrando que a primeira infância vai até os 6 anos e que é preciso considerar a primeiríssima infância, até os 2 anos.

No dia 24, às 19h30, a infectopediatra Anne Galastri, do Departamento de Infectologia Pediátrica da Sobape, participará da live "Vacinação da Covid-19 para Crianças e Adolescentes - O que temos de evidências até o momento", juntamente com o infectologista Renato Kfouri (SBP e SBIM).

Na sequência da programação, a presidente da Sobape, Dolores Fernandez, e a infectopediatra Anne Galastri participarão da live "Como melhorar as coberturas vacinais em tempos de Pandemia", no dia 26, às 19h.

O público-alvo das atividades da semana inclui as gestantes e as famílias de crianças, principalmente até os 6 anos de idade, profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, além de agentes de saúde e líderes da Pastoral da Criança, entre outros.

A programação completa da Semana do Bebê de Salvador 2021 pode ser consultada no Facebook, na página da “Semana do Bebê de Salvador” (facebook/semanadobebedesalvador) e no Instagram @semanadobebe.salvador.

A Semana

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social realizada pelos municípios em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e outras organizações que atuam em prol da primeira infância.

A iniciativa tem como objetivo mobilizar os diferentes setores da sociedade – famílias, governo, setor privado e organizações comunitárias – em direção à proteção da primeira infância, visando a construção de uma sociedade mais desenvolvida e justa, e menos violenta.

Além da liderança da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), da participação efetiva das secretarias municipais de Educação, Saúde e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a iniciativa tem a parceria do Unicef e apoio direto da Sociedade Baiana de Pediatria, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, da Escola de Saúde Pública da Bahia e de várias outras organizações da sociedade civil que atuam na capital baiana.

Início em Canela

A Semana do Bebê começou a ser desenvolvida em 2000 no município de Canela (RS), liderada pelo psiquiatra infantil Salvador Celia. Em 2010, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação do Unicef “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”.

A partir dessa sistematização, a Semana do Bebê passou a ser realizada em outras regiões do Brasil e também está presente em outros países.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria