TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape recomenda manutenção de vacina para adolescentes
Publicada em 20/09/2021


 

Diante da recomendação do Ministério da Saúde de suspensão da vacinação contra Covid-19 para adolescentes sem comorbidades entre 12 e 17 anos, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) emitiu nota oficial reafirmando que defende a imunização para esta faixa etária.

Confira o comunicado na íntegra

Salvador, 20 de setembro de 2021.

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) vem por meio deste comunicado manifestar posição divergente da Nota Informativa nº 1/2021 - SECOVID/GAB/SECOVID/MS, que suspende a vacinação da COVID-19 em adolescentes sem comorbidades e se alinha com os posicionamentos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) e Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
O posicionamento da Sobape favorável à vacina da Covid-19 para todos os adolescentes maiores de 12 anos baseia-se em:

1. A vacina da Pfizer/BioNTech foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos por ter apresentado eficácia e segurança nesta faixa etária em estudos clínicos que seguem as normas internacionais de “boas práticas clínicas”, conforme informação disponibilizada em seu sítio eletrônico:

Leia aqui


2. O óbito ocorrido no adolescente de 16 anos que recebeu a vacina da Pfizer/BioNTech foi investigado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP) e teve como causa de óbito a Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT), a qual é uma doença rara e grave, normalmente sem uma causa desencadeante conhecida. Deste modo, apenas apresenta relação tempo com a vacinação e não relação causa:

Leia aqui

3. Apesar da infecção pelo SarsCoV2 corresponder a 1 a 5% dos casos na faixa etária pediátrica, segundo diversos estudos internacionais, e a maioria se apresentar com quadros leves ou assintomáticos, esta faixa etária não está isenta da evolução para formas graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica. Além disto, o acometimento cardíaco pode ocorrer também nesta faixa etária. De acordo com dados do Ministério da Saúde, os óbitos em menores de 19 anos até o momento passam de 2.000 crianças e adolescentes;

4. Os benefícios da vacinação de adolescentes superam substancialmente os riscos. A incidência de eventos adversos graves, como miocardite e/ou pericardite, é de 16/1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina e ser em frequência menor de modo significativo do que a própria doença. (Bozkurt B, Kamat I, Hotez PJ. Myocarditis With COVID-19 mRNA Vaccines. Circulation. 2021 Aug 10;144(6):471-484. doi: 10.1161/CIRCULATIONAHA.121.056135.)

5. Vários países já iniciaram a vacinação de adolescentes há alguns meses e mantêm esta orientação, pois, mesmo com a investigação dos eventos adversos nesta população, não foi visualizado nenhum indicativo de sua suspensão.
Deste modo, a Sobape recomenda a vacinação para todos os adolescentes, sem que ocorra prejuízo aos grupos prioritários, como idosos, indivíduos com comorbidades e gestantes, conforme o Documento Científico do Departamento de Imunizações da SBP - Vacinas COVID-19 em crianças e adolescentes de 14 de setembro de 2021.

Diretoria da Sociedade Baiana de Pediatria

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria