TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Abertura do 25º Perinato exalta programação científica robusta
Publicada em 03/12/2021


 


(Site SBP)

Pela primeira vez totalmente on-line, o 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia (Perinato) teve início nesta quinta-feira (2). A solenidade de abertura aconteceu em formato híbrido, com parte dos convidados reunidos presencialmente em Salvador (BA) e outros remotamente. O tradicional congresso, promovido este ano em parceria com a Sobape, tem como objetivo proporcionar atualizações em medicina fetal e cuidados com os recém-nascidos. Adiado por duas vezes, por conta da pandemia de covid-19, o evento finalmente pôde ser realizado.

“Com muita emoção e alegria, damos início a esse congresso pelo qual tanto esperamos. Fizemos esse congresso para vocês, com muito amor”, comemorou a presidente da Sobape, dra. Dolores Fernandez Fernandez. Já o primeiro vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, exaltou a grade científica robusta e direcionada para toda a equipe do cuidado interdisciplinar e multiprofissional do cuidado neonatal.

A programação científica do evento, que acontece até o próximo sábado, contempla importantes conferências internacionais e traz temas em suas mesas e painéis que abordam questões sobre: nutrição enteral do prematuro; ensino, pesquisa e qualidade do cuidado em neonatologia; triagem genética universal; autonomia das famílias na condução do cuidado na unidade neonatal; sepse neonatal tardia; ventilação volume alvo; dentre outras temáticas.

“Recebemos um número invejável de inscritos, e durante esses quatro dias de evento eles poderão usufruir de uma grade muito rica de informações, que leva em consideração a necessidade de aperfeiçoar conhecimentos relacionados à assistência perinatal, que tem sido uma das responsáveis pela queda, nas últimas décadas, dos índices de mortalidade infantil”, afirmou o dr. Clóvis.

Para a presidente da Comissão Científica do evento, dra. Maria Albertina Santiago Rego, o Congresso trouxe aos pediatras conteúdos científicos atualizados com foco na qualificação das práticas clínicas. “Trazemos ampla discussão de temas de maior relevância epidemiológica e clínica, com visões complementares do conhecimento. Buscamos integrar cuidado, ensino e pesquisa, contando com a participação de importantes palestrantes internacionais e mesas com especialistas do País”, destacou.

A presidente de honra do congresso, dra. Conceição Segre, ressaltou a dedicação, tenacidade e empenho de toda a comissão organizadora para tornar o evento possível. “Os temas abordados trazem conhecimentos atualizados da área da neonatologia, com especialistas altamente qualificados. Contudo, não é apenas o conhecimento científico que faz um grande congresso, mas também o seu lado humano. E, mesmo com o distanciamento físico, por conta das circunstâncias que estamos vivendo, temos esse fator presente e essas características tornam esse evento tão especial”, afirmou a médica.

A preocupação da comissão do congresso em trazer conteúdos que contemplem as diferentes realidades e desigualdades do País foi um destaque da fala do dr. Hans Greve, presidente do congresso. O médico também ressaltou que, pela primeira vez, estarão presentes 21 palestrantes internacionais, além de 121 palestrantes nacionais.

“Houve uma diminuição expressiva nos últimos 20 anos da mortalidade neonatal, mas essa ainda é uma grande preocupação no Brasil. A prevenção está ligada a uma assistência neonatal de qualidade, associada a políticas públicas, que deve ser aplicada de forma homogênea e seguir as mesmas diretrizes em todas as partes do País. O programa científico do congresso buscou contemplar isso, e o número de inscritos superou todas as expectativas. Mesmo on-line, o brilho não será ofuscado”, frisou dr. Hans.

Finalizando as falas da cerimônia de abertura, dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, agradeceu a contribuição de todos para o sucesso do congresso. “Tudo que será discutido nesses dias gira em torno de aprimorarmos os cuidados para que nossas crianças possam nascer cada vez melhores e para que possamos diminuir as diferenças e desigualdades tão significativas que vivenciamos. A realização desse congresso é uma maneira brilhante de encerrar o ano de 2021 da SBP. Com a presença de convidados nacionais e internacionais que vão compartilhar os seus conhecimentos que beneficiarão os nossos recém-nascidos”, enfatizou.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria