TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

8º Simpósio de Reanimação reafirma compromisso em reduzir mortalidade
Publicada em 01/04/2022


 

Foto: Divulgação/SBP


Para assegurar aos recém-nascidos uma assistência pediátrica digna e que salva vidas, profissionais da medicina, pesquisadores e especialistas deram início, se reuniram nesta quinta-feira (31) no 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, realizado em Salvador-BA. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), teve na sua mesa de abertura falas representativas na significante tarefa de proporcionar o devido acolhimento técnico e humanitário praticado pela medicina pediátrica, missão de fundamental importância na luta pela redução da mortalidade de recém natos.

"Nós temos um objetivo claro que é garantir a toda criança, a oportunidade de ser assistida por um pediatra desde o seu nascimento. E, a nível estrutural, que todo parto tenha um pediatra na assistência", reafirmou compromisso a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, na sua fala de abertura do simpósio. Pós-Doutora em Medicina e Saúde Pública, a médica registrou que a atividade pediátrica ganha mais importância e notoriedade ainda por estar presente em três dos principais desafios da vida do ser humano: o nascimento, o desenvolvimento e o crescimento.

A abertura do evento foi marcada também pelo vídeo de homenagem aos 45 anos de dedicação à medicina e à pediatria da Presidente do 8º Simpósio Internacional de Reanimação, Dra. Licia Maria Moreira, que tem registrada na sua trajetória as diversas contribuições para o ensino, pesquisa e prática da pediatria neonatal. Além de depoimentos de familiares e colegas de profissão, o filme registrou os principais feitos da médica durante a sua caminhada dedicada aos recém nascidos.

Após os agradecimentos pela homenagem surpresa que lhe causou evidente e declarada emoção, Dra. Licia registrou a importância do evento acontecer em Salvador e a incessante meta de se trabalhar para melhoria da assistência. “Esse é primeiro simpósio que acontece no Nordeste, região crítica quando o assunto é mortalidade neonatal. O nosso desafio é grande perante a sociedade e ao governo, para diminuir esses números [de mortalidade] e fortificar a presença da neonatologia”, pontuou a presidente do simpósio.

Em nome da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), a presidente da entidade, Dra. Ana Luiza da Paz, utilizou a sua fala de abertura para enfatizar a importância do Minuto de Ouro e o direito da mãe em ter um pediatra na sala de parto. "Todo bebê deveria ter assegurado o seu direito de uma UTI Neonatal, de estar perto de quem o gerou, de ter assistência de quem está capacitado para intercorrências", disse a presidente da Sobape. Em consonância com o compromisso registrado pelos demais componentes da mesa, a médica finalizou: "a nossa missão é garantir o nascimento seguro".

Participaram da cerimônia de início, também, as Coordenadoras do Programa de Reanimação Neonatal da SBP, doutoras Maria Fernanda Branco e Ruth Guinsburg, que elogiaram a programação do evento, registrando a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacionais, bem como a importância de eventos desse porte para engrandecer a luta contra a mortalidade neonatal. Ainda na abertura, a pesquisa e dedicação das duas médicas foram lembradas na fala do Presidente de Honra do 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, Dr. Luiz Eduardo Vaz Miranda, que dedica às pesquisadoras o início da prática de reanimação em recém nascidos no Brasil.

Compuseram também a mesa de abertura do evento a Diretora de Cursos e Eventos da SBP, Dra. Lilian Sadeck; a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado da Bahia, Dra. Julieta Palmeira; a Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Dra. Adélia Carvalho; e o Secretário de Turismo da Bahia, Sr. Maurício Bacellar. A cerimônia de abertura foi encerrada com a entrega do prêmio aos três melhores trabalhos científicos enviados ao Simpósio, realizada pelos coordenadores da Comissão de Temas Livres Dr. Sérgio Tadeu Marba, Dra. Lígia Maria Rugolo e Dra. Tatiana Ribeiro Maciel.

Fonte: SBP

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria