TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Grupo executivo do PRN-SBP se reúne em Salvador e traça metas para 2022
Publicada em 01/04/2022


 

Foto: Divulgação/SBP


O grupo executivo do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se reuniu na manhã desta quarta-feira (30), em Salvador (BA), para traçar as estratégias de ampliação do programa para 2022. O encontro – realizado durante o 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal – foi conduzido pelas coordenadoras do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda Branco de Almeida e Ruth Guinsburg, e contou com a participação de outros 20 membros.

Entre os objetivos propostos para este ano estão pelo grupo estão o treinamento em reanimação neonatal para médicos e profissionais de saúde; treinamento em transporte do recém-nascido de alto risco; treinamento dos residentes em pediatria e neonatologia; treinamento para parteiras tradicionais em reanimação neonatal; e o acompanhamento de dados do Sistema Informatizado PRN-SBP.

Também estão previstos a realização de cursos de educação continuada em reanimação neonatal; formulação de cursos on-line; acompanhamento das pesquisas científicas elaboradas e propostas ao PRN-SBP; o relacionamento com países da África de Língua Portuguesa e América Latina; entre outros.

“É de extrema importância que a gente consiga trazer novos neonatologistas para integrar o PRN da SBP, ampliando, assim, esse importante trabalho em prol dos recém-nascidos brasileiros”, destacaram as coordenadoras do PRN-SBP, dras. Maria Fernanda e Ruth.

DIRETRIZES 2022 – À tarde, abrindo as atividades pré-Simpósio, aconteceu o recredenciamento dos 454 instrutores do PRN-SBP. Na oportunidade, foram lançadas as novas das Diretrizes em Reanimação Neonatal para o ano de 2022, voltadas para a assistência ao recém-nascido de gestação superior ou igual a 34 semanas e para os prematuros (gestação menor que 34 semanas).

As atualizações são feitas a cada cinco anos e têm como base as recomendações do International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), e servem de guia para a construção das diretrizes adaptadas para a realidade de cada país ou grupo de países. A versão do material está em fase de diagramação gráfica e estará disponível no site do PRN-SBP até o fim do mês de abril.

SIMPÓSIO – Com ampla programação, o 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal da SBP acontecerá até o próximo sábado (2), no Centro de Convenções de Salvador (BA). O evento trará conferências e colóquios sobre os temas voltados ao recém-nascido.

Entre os temas abordados estão a otimização da ventilação com pressão positiva ao nascimento; controvérsias no clampeamento do cordão umbilical e passos iniciais; inovação no ensino da reanimação, entre outros.

Para contribuir com os debates propostos, além dos renomados pediatras brasileiros especialistas em neonatologia, o Simpósio contará com a participação de membros do International Liasion Committee on Ressuscitation, os doutores Myra Wyckoff; Elizabeth Foglia; e Vinay Nadkami.

Fonte: SBP

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria