TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pediatras baianos participam do 40º Congresso Brasileiro de Pediatria em Natal
Publicada em 02/05/2022


 

Um time de pediatras baianos já está pronto para representar o estado a partir desta terça-feira (3), quando começa o 40º Congresso Brasileiro de Pediatria. Promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), a atividade vai até sábado (7), em Natal (RN), e a expectativa da organização é reunir cerca de 3 mil pediatras, residentes e estudantes de medicina, além de outros profissionais de saúde que atuam na assistência à criança e ao adolescentes.

Para a presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Ana Paz, é muito bom poder voltar às atividades científicas de forma presencial, depois de dois anos de atividades remotas por conta da pandemia da Covid-19. “Tivemos a honra de sediar em Salvador, no início de abril, o 8º Simpósio Internacional de Reanimação Neonatal, marcando o retorno das atividades presenciais da SBP em parceria com a Sobape. Agora, na capital potiguar, participaremos da maior atividade científica da pediatria brasileira”, comemora Ana Paz.

“Chegou o momento que tanto esperávamos após todo esse tempo de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19: o nosso reencontro no maior congresso da pediatria brasileira!”, diz a presidente da SBP, a pediatra Luciana Silva. “O compromisso da Diretoria da SBP em realizar o 40°CBP, em 2022, acendeu a chama da nossa esperança e devolveu o sentimento da alegria em nossos corações”, destaca a presidente do congresso, a pediatra Kátia Correia Lima.

Pediatras baianos

A presidente da Sobape, Ana Paz, participa já nesta terça-feira (3) das atividades em Natal, durante o Simpósio Aleitamento Materno - “Amamentando em Novos Tempos”, que começa às 8h30. “Apoio às mulheres que optam pela amamentação” é o tema da aula de Ana Paz, às 13h30. Antes dela, às 9h30, a médica baiana Graciete Oliveira Vieira vai falar sobre “Imunoterapia orofaríngea de colostro”.

Além do simpósio de aleitamento, começam na terça também os cursos pré-congresso. A pediatra e nutróloga Junaura Barretto (BA) participa da discussão sobre “Alimentação no 1º ano”, com o tema “Fórmulas infantis”, no Curso 4: Nutrologia para Pediatras.

O curso pré-congresso 10: Casos Clínicos nas Doenças Respiratórias Importantes para o Pediatra tem como uma das cooordenadoras a pneumologista pediátrica Regina Terse (BA), que divide as funções com Cléia Teixeira do Amaral (RN).

A hematgologista pediátrica Isa Lyra (BA) participa do Curso 12: Orientação Diagnóstico Através de Fluxograma nas Doenças Hematológicas, quando vai falar sobre “Coagulopatia”. O curso pré-congresso 13: Como Interpretar e Diagnosticar Crianças e Adolescentes com Problemas Hepáticos vai contar com aula da pediatra Cibele Marques (BA), que vai falar sobre “Diagnóstico diferencial da colestase no lactente”.

O 2º Simpósio de Reanimação Pediátrica, também na terça-feira (3), terá o pediatra Felipe Rezende Caino de Oliveira (BA) como responsável pela apresentação do tema “Comunicação de más notícias”.

Na quarta-feira (4), como atividade da programação central do congresso, a mesa-redonda “Cuidado Integral ao Termo e Pré-Termo” terá moderação do pediatra Hans Greve (BA), a partir das 16h15. “A violência e gravidez não planejada tem relação com o uso de drogas?” é o tema que será apresentado pela pediatra e hebiatra Isabel Carmen Freitas (BA). “Avaliação pré atividade física” é a aula da pediatra Patrícia Guedes de Souza (BA).

Na quinta-feira (5), Junaura Barreto (BA) participará de mesa-redonda abordando o tema “Suplementos Nutricionais”. No mesmo dia, o colóquio Luto no Contexto da Pandemia terá entre os debatedores a pediatra Lara de Araújo Torreão (BA).

A pediatra Maria do Socorro Mendonça de Campos (BA) será moderadora da mesa-redonda Cirurgia Pediátrica no Cotidiano da Pediatria. Já a pediatra Normeide Pedreira dos Santos (BA) ficará responsável pela moderação da mesa-redonda “O dia a dia do Consultório de Pediatria”. Ainda durante o congresso, Normeide Pedreira lançará, no dia 5, às 10h, o livro “A Consulta Pediátrica Pré-Natal – Um guia para antecipar condutas preventivas”.

A pediatra e neonatologista Lícia Moreira (BA) vai ministrar a aula “Infecções congênitas” na mesa-redonda “Casos Clínicos Desafiadores em Infectologia para o Pediatra”. A professora Luciana Silva (BA) estará na mesa “Imunobiológicos na Prática Pediátrica”, com o tema “Doenças Gastroenterológicas”. E o oncologista pediátrico José Henrique Silva Barreto (BA) vai falar sobre “Tumores Sólidos Abdominais”.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria