TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Médicos podem ser responsabilizados por morte de menino com prego
Publicada em 08/07/2022


 

A polícia iniciou, na quinta-feira (7), as investigações para apurar se houve negligência médica nos atendimentos ao menino Cauan Araújo Conceição, de 3 anos. A criança, natural da cidade de Canavieiras, no sul da Bahia, morreu por broncopneumonia, causada por um prego no pulmão.

A família diz que levou a criança ao hospital municipal de Canavieiras várias vezes, mas só descobriram o material no corpo do menino quando resolveram fazer um exame por conta própria. Depois disso, o garoto chegou a ser transferido para Salvador e a passar por cirurgia, mas não resistiu.

Pediatra e diretor de Defesa Profissional da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Cefas Oliveira, foi o convidado da vez do podcast do Portal M! e sugeriu que os profissionais podem ser responsabilizados. Segundo o especialista, a forma que Cauan foi atendido não foi um procedimento comum, e o diagnóstico foi tardio.

"O que aconteceu com essa criança, uma criança saudável, foi sim um evento muito grave. Ele teve uma aspiração de um objeto grave que inicialmente deve ter causado apenas uma obstrução parcial das vias respiratórias e esse diagnóstico foi tardio. Esse caso vai ser investigado para que a gente evite casos como estes".


Aspiração

O caso, tido como negligência médica, é muito comum ocorrer com crianças pequenas (menos de 4 anos) e idosos, segundo Cefas Oliveira. Trata-se, segundo ele, de uma aspiração de corpo estranho.

"O que aconteceu é que essa criança teve uma aspiração de corpo estranho, que é quando um objeto ou parte de um objeto entra na via respiratória. Isso pode levar a uma obstrução parcial ou total. No caso dessa criança o que me parece é que o prego levou a uma obstrução parcial e o diagnóstico não foi feito imediatamente".

Sem tratar desse caso específico, o especialista explicou também no podcast os cuidados que os pais devem ter com a criança que engoliu algo ou que há suspeita de ter engolido. Ele destacou que em alguns casos os pais podem estar orientados a fazer algumas manobras para tentar desobstruir as vias respiratórias.

Clique aqui para ouvir

Texto publicado no Portal Muita Informação!

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria