TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sessão científica da Sobape capacita sobre Bronquiolite Aguda Viral
Publicada em 20/07/2022


 

Uma aula sobre Bronquiolite Aguda Viral (BAV) reuniu dezenas de pediatras, médicos e profissionais de saúde, nesta quarta-feira (20), na primeira sessão científica promovida pela nova diretoria da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). A atividade online foi conduzida pela pediatra pneumologista, doutora Regina Terse, através da plataforma Makadu.

A sessão trouxe abordagens atualizadas sobre o diagnóstico e tratamento da enfermidade que afeta via aérea inferior e é responsável pelo maior número de atendimentos em emergência e hospitalizações de crianças abaixo dos 2 anos.

A presidente da Sobape, a pediatra Ana Paz, introduziu a atividade e destacou o engajamento de quase 80 participantes na aula. Ao final, parabenizou o alto nível científico da apresentação. “Ficamos na expectativa de realizar outras rodadas de educação continuada com a participação de todos”, frisou.

Doutora em Medicina e Saúde Humana pela EBMSP e professora do Departamento de Pediatria da Universidade Federal da Bahia, Regina Terse fez uma apresentação detalhada com análise de caso clínico, desde o atendimento inicial, passando pela investigação laboratorial, pelos critérios para admissão hospitalar do paciente, até as questões sobre a conduta terapêutica adequada a cada situação.

Durante a apresentação, Regina Terse apontou que 75% dos casos de BAV decorrem da infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), e que cerca de 50% das crianças que apresentam BAV grave terão um diagnóstico subsequente de asma aos sete anos de idade.

A sessão científica também abriu espaço para perguntas, sendo boa parte delas sobre medicamentos e dosagem adequados para tratar a infecção. “Por isso a importância da educação continuada, porque evita a aplicação de medicações desnecessárias e proporciona oferecer uma melhor assistência”, pontuou dra Regina Terse ao chamar atenção que os novos tratamentos podem dispensar a intervenção com broncodilatadores.

Vice-presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez também mediou a interação online e agradeceu a generosidade da pediatra Regina Terse em compartilhar conhecimento da especialidade. “A gente só tem a agradecer à doutora Regina pela disposição, que tão logo foi convidada aceitou a proposta”, registrou Fernandez, ao anunciar que a Sobape terá outras sessões científicas durante o “Agosto Dourado” - mês dedicado ao incentivo e conscientização da importância do aleitamento materno.

O vídeo da transmissão ao vivo ficará disponível no canal da Sobape na plataforma Makadu.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria