TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Palestra sobre amamentação e sustentabilidade abre SMAM em Salvador
Publicada em 01/08/2016


 

Foto: Paulo Macedo

Uma palestra para mães, profissionais de saúde e funcionários da Maternidade Tsylla Balbino, na manhã desta segunda-feira (1º), marcou a abertura das atividades educativas da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) em celebração à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) - de 1º a 7 de agosto.

Em sua apresentação, a presidente da Sobape, Dolores Fernandez, reforçou a orientação e estímulo à prática da amamentação como uma chave para o desenvolvimento sustentável. As ações acontecem em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas) e com o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).

O seminário sobre amamentação e sustentabilidade que aconteceria às 13h30, na sede do Ministério Público da Bahia, em Nazaré, foi adiado para a próxima segunda-feira (8), devido à queda no fornecimento de energia elétrica no local.

Nesta terça-feira (2), das 8h às 12h, as pediatras Lúcia Maria Santana e Iandira Castro, esta última representante do Sobape no Coamas, falarão aos funcionários da Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, sobre “Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável”.

No sábado (6), um café da manhã, às 8h, no Jardim de Alah, seguido de uma caminhada até o antigo Aeroclube, encerra as atividades da SMAM 2016 em Salvador. O evento será realizado pela Sobape e pelo Iperba, através da Comissão Hospitalar de Incentivo ao Aleitamento Materno (CHIAM).

Aspecto Sustentável

A SMAM, que ocorre desde 1992, destaca esse ano a importância da amamentação na preservação do meio ambiente, uma vez que o leite materno é produzido de forma natural, não precisa de embalagem nem de transporte e pode ser consumido sem a necessidade de aquecimento.

Seu aspecto sustentável evita a produção e descarte de produtos como mamadeiras e latas de leite artificial cujo tempo para decomposição no solo passa de 100 anos.

Benefícios do Aleitamento Materno

Como destaca a presidente da Sobape, Dolores Fernandez, "o leite materno é considerado alimento padrão ouro por conter todos os nutrientes que a criança precisa para um desenvolvimento saudável, sem a necessidade do uso de fórmulas ou produtos industrializados. A amamentação deve ser feita com exclusividade nos seis primeiros meses de vida do bebê e deve seguir, pelo menos, até os dois anos, com alimentação complementar".

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria