TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape promove Seminário de Defesa Profissional
Publicada em 14/08/2016


 

Dentro das ações de defesa profissional, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) promove, no próximo dia 19 de agosto (sexta-feira), o Seminário de Defesa Profissional com foco na Área Materno Infantil. A atividade, que tem inscrições gratuitas e vagas limitadas, será realizada no auditório do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), em Ondina, das 10h às 18h. Informações e inscrições pelo telefone 71 3341-6013.

Para ministrar as palestras foram convidados dois especialistas no assunto, o pediatra Doutor Claudio Barsanti e a ginecologista e obstetra Doutora Mônica Lopez Vazquez. Além de doutores em Medicina, ambos também são advogados atuantes na área do direito médico e virão de São Paulo para orientar e tirar as dúvidas dos pediatras baianos.

O seminário foi dividido em quatro temas: Recursos de Mídia na Prática Médica: Até onde Podemos Ir, com Claudio Barsanti; Processos Médicos: Como Prevenir, com Mônica Vazquez; Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com Mônica Vazquez; e Marketing Médico: O Que É Permitido, com Claudio Barsanti.

Conforme explica a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, o objetivo do seminário é proporcionar maior informação aos pediatras baianos, promover a troca de informações e tirar dúvidas com os especialistas no assunto. Na discussão, como destaca Dolores Fernandez, será incluída a área da perinatologia, que diz respeito à presença do pediatra na sala de parto como área comum entre a pediatria e a obstetrícia.
“É importante estarmos atentos a essas questões que envolvem a prática médica, evitando, inclusive, possíveis processos por falta de informação de como proceder em determinados casos”, reforça.

Currículo dos palestrantes

Claudio Barsanti - Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1985. Residência Médica em Pediatria, no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 1986-1988. Títulos de Especialista em Pediatria e em Terapia Intensiva Pediátrica. Mestre pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, em 1997. Doutor pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 2011. Responsável pela UTI Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, desde 1989; Coordenador do Programa de Residência Médica em Pediatria do Hospital Santa Marcelina, desde 2014; Presidente da Comissão de Ética Médica do Hospital Santa Marcelina, desde 2013; Presidente da SPSP, triênio 2016/ 2019, sendo associado participante da SPSP desde 1988; Advogado, atuando em Direito Médico, na defesa dos médicos, em especial dos Pediatras, desde 2002. Membro de diversas comissões da OAB/ Seccional São Paulo, de 2004 a 2015. Escreveu diversos capítulos de livros, nas áreas de pediatria, infectologia pediátrica, ética, direito das crianças/ adolescentes e direito médico. Autor do Manual de Defesa Profissional da SPSP. Participou da criação da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, sendo o responsável pela Disciplina de Ética Médica, Deontologia Médica e Direito Médico da Faculdade até 2015. Colaborador na criação da Área de Atuação em Emergência Pediátrica, em 2015.

Mônica Lopez Vazquez - Médica, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1991); Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Irmandade da Santa Casa de São Paulo (1992 a 1994); Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) no 125/ 94; Mestrado e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em Tocoginecologia; Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002). Advogada atuante na área de Direito Médico; Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Coordenadora do Curso de Propedêutica Ginecológica e Obstétrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro do Corpo Docente da Pós-Graduação, Nível Mestrado e Doutorado em Medicina, Área de Concentração de Tocoginecologia, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, até 2011; Presidente da Comissão de Óbito e membro da Comissão de Imunologia da Irmandade da Santa Casa de São Paulo; Membro da Comissão de Ética da Sogesp (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo); Presidente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da SPSP (Associação de Pediatria do Estado de São Paulo); Médica nomeada Perita Oficial perante várias varas judiciais do Estado de São Paulo.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria