TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Hospital em Simões Filho passa a realizar teste do olhinho gratuitamente
Publicada em 11/07/2017


 

O Hospital Municipal de Simões Filho, sob a gestão da Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI,) passará a realizar o Teste do Olhinho para recém nascidos. O procedimento será realizado semanalmente, na Sala de Oftalmologia do Anexo a unidade médica, das 7h às 9h a partir desta terça-feira (11).

Não é necessária marcação para realizar o exame. A mãe deve apresentar apenas a requisição médica, uma identidade com foto e o seu cartão SUS. Se o bebê já tiver sido registrado, a Certidão de Nascimento pode ser apresentada junto à caderneta de vacinação.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) defende a realização do exame em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado.

O Teste do Olhinho é um procedimento simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), para que este reflexo possa ser visto é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.


Informações do site Mapele News

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria