TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape lança cartilha educativa sobre Amamentação
Publicada em 06/10/2017


 

Após nove meses de ‘gestação’, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) lançou, na noite desta quinta-feira (5), uma cartilha educativa sobre a importância da amamentação. O projeto foi idealizado no final do ano passado pela presidente da Sobape, Dolores Fernandez, e pela vice-presidente, Ana Paz, que coordenou a elaboração de conteúdo a partir de janeiro deste ano.

O objetivo é levar a publicação a crianças do ensino fundamental de escolas em Salvador, conforme salienta Dolores Fernandez. “Aleitamento materno é assunto que deve começar na base, na escola”. A gente tem que ter criatividade para manter o tema em evidência. A partir dessa, a gente pretende fazer outras com jogos infantis, tirinhas e quadrinhos”.

A cartilha, que em breve ganhará versão digital, será exposta no 1º Simpósio de Aleitamento Materno, evento simultâneo ao 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza, no Ceará, nos dias 10 e 11 de outubro. O leite materno é considerado alimento “padrão ouro” por conter todos os nutrientes necessários para proteger o bebê de alergias, infecções respiratórias, diarreia, desnutrição, obesidade, além do seu aspecto ecológico, prático e sem custo.

Para a pediatra Ana Paz, a importância da amamentação deve ser difundida desde a infância e deveria inclusive compor a grade curricular nas escolas. “É preciso criar uma cultura nesse sentido. De alguma forma a criança começa a cobrar dos pais”.

Participou da sessão de lançamento a presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape, Iandira Castro, que passará a utilizar a cartilha durante as aulas que ministra a estudantes de medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Além da pediatra Ana Paz, a equipe de produção da cartilha foi composta pela ilustradora e estudante de Medicina, Victoria Lobo, pelo designer e estudante de Publicidade e Propaganda, Pedro Jacobs, e pela médica Alana Lobo, responsável pelos textos. A iniciativa foi financiada pela Sobape e teve apoio da empresa IOX Papéis Especiais.

“Foi uma dádiva encontrar a IOX como parceira nesses tempos difíceis”, comemorou a presidente da Sobape, Dolores Fernandez.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria