TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Curso atualiza grupo em Ultrassonografia em Terapia Intensiva Pediátrica
Publicada em 04/12/2017


 

Uma nova rodada de educação continuada realizada pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), nos dias 1º e 2 de dezembro, capacitou um grupo de 30 profissionais de saúde formado por pediatras, intensivistas, estudantes, neonatologistas e cirurgiões pediátricos no Curso de Ecografia e Ultrassonografia em Terapia Intensiva Pediátrica (EcoTIP).

“Uma vez treinados, estes profissionais poderão avaliar e tratar seus pacientes de acordo com os guidelines [parâmetros] internacionais atualizados, sendo capazes de otimizar o tratamento de seus pacientes críticos”, explicou a organizadora do curso, a pediatra Carolina Amoretti, ao comemorar o bom resultado do curso e engajamento dos participantes.

As aulas foram ministradas no auditório da Sobape pelos médicos especialistas Tiago Henrique Souza, Fábio Joly Campos e Roberto Salvador Martins.

O treinamento abordou os elementos básicos para a realização e interpretação de ultrassonografia funcional do coração, ultrassonografia pulmonar, ultrassonografia para a realização de procedimentos, como drenagem pleural, pericárdica e acessos vasculares, para a avaliação do estado volêmico.

A atividade foi uma promoção do Departamento de Terapia Intensiva da Sobape com o apoio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que enviou profissionais titulados e experientes para o treinamento prático.

Foto: Paulo Macedo

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria