TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape completa 29 anos e anuncia atividades para 2018
Publicada em 20/12/2017


 

Ampliar as atividades de educação continuada, estimular a prática do associativismo, participar de ações de defesa profissional e expandir parcerias com entidades e associações de promoção da saúde e defesa de crianças e adolescentes. Essas são algumas das metas da Diretoria da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) para 2018, anunciadas pela presidente Dolores Fernandez no dia em que a sociedade completa 29 anos − 20 de dezembro.

“No primeiro quadrimestre de 2018, teremos a entrega da 5ª edição do Prêmio Nelson Barros, um incentivo à atividade científica na Bahia. Além disso, a honraria é uma grande homenagem ao nosso eterno e querido professor, que tanto contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da pediatria na Bahia e no Brasil”, ressalta.

Ao falar sobre a intensificação do trabalho em 2018, a pediatra Dolores Fernandez faz um balanço da atuação da diretoria que iniciou a gestão em 2016 e disse que o grupo está cada vez mais alinhado com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Ela frisa a importância da ampliação das reuniões de departamento e agradece o empenho de todos os pediatras, acrescentando que os dois anos foram de muita dedicação, trabalho e avanços.

Autismo

Para Dolores, todas as atividades realizadas foram de crescimento e demonstraram engajamento dos pediatras, mas algumas merecem destaque, como o curso ministrado em agosto pela psicanalista francesa Marie Christine Laznik, que falou sobre sinais precoces do autismo e apresentou o trabalho coordenado por ela na França.

A atividade gratuita foi uma parceria entra a Sobape e o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) - Novo Mundo, com apoio da ONG Viva a Infância e o Projeto Hora da Criança. Dolores destacou a oportunidade que os pediatras tiveram ao participar da aula com uma das maiores autoridades no assunto do mundo.

“A professora Marie Christine é uma verdadeira embaixatriz das crianças portadoras do TEA (Transtorno do Espectro Autista), levantando no mundo essa bandeira da identificação cada vez mais precoce e capacitando os profissionais para esse olhar mais atento e mais apurado”, disse.

Neuropediatria

“Uma iniciativa inovadora em 2017 foi o Curso de Desenvolvimento Neuro−psicocomportamental no Lactente, atividade multidisciplinar realizada para instrumentalizar o pediatra na abordagem do desenvolvimento neuropsicomotor e comportamental de bebês e crianças”, avalia Dolores Fernandez.

Outras ações foram citadas pela presidente da Sobape, como o Curso de Ecografia e Ultrassonografia em Terapia Intensiva Pediátrica (EcoTIP), realizado pelo Departamento de Terapia Intensiva da Sobape, sob coordenação a pediatra Carolina Amoretti e com apoio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Foram capacitados 30 profissionais saúde, entre pediatras, intensivistas, estudantes, neonatologistas e cirurgiões pediátricos.

Dolores também listou a 7ª edição do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP), ações do Agosto Dourado em prol do aleitamento materno, curso de reanimação neonatal (com parceria da Organização Pan-Americana da Saúde − Opas) para profissionais da capital e interior, o curso teórico−prático em pneumologia pediátrica (parceria com o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia − Sindimed) e a comemoração do Dia do Pediatra (27 de julho) com ação na Hora da Criança.

“O lançamento da cartilha educativa sobre a importância da amamentação estiveram entre nossas ações pelo aleitamento materno. A publicação é direcionada a crianças do ensino fundamental de escolas em Salvador”, explica. A Sobape também participou, junto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Semana do Bebê Prematuro.

“A visita aos serviços de residência para fortalecer o vínculo com os novos pediatras também foi uma constante em 2017”, afirma Dolores Fernandez, salientando que a diretoria procurou diversificar as ações e alcançar diversas áreas da assistência à criança e ao adolescente.

“Tivemos também a realização do 19º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria em março, reunindo mais de 900 participantes, entre estudantes e profissionais de diversas especialidades do país inteiro envolvidos nos cuidados com a criança e o adolescente”, pontuou.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria