TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Plataforma da SBP ajudará famílias nos cuidados com crianças
Publicada em 16/02/2018


 

Fonte: Site SBP

Qual pai ou mãe que nunca pediu conselhos para um amigo ou se aventurou pela internet na tentativa de o que se passava com seu filho? Quem cuida, conhece esse périplo para oferecer o melhor para as novas gerações. Contudo, infelizmente, nem todas as fontes são confiáveis, o que pode induzir ao erro, às vezes com consequências para o desenvolvimento e o bem-estar de jovens pacientes.


Para prevenir esse tipo de problema, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança nesta sexta-feira (16) uma plataforma online que deve ajudar muito os adultos responsáveis ou mesmo as crianças e os adolescentes curiosos. Para os pais e responsáveis, a possibilidade de acessar os conteúdos produzidos pela SBP tem início num momento no qual a criança e o adolescente se tornam o centro das atenções: a volta às aulas, quando inúmeras dúvidas surgem e respostas imediatas são exigidas.

O site Pediatria para Famílias chega com esse objetivo principal: ser uma referência para os pais, mães, educadores e cuidadores de crianças e adolescentes brasileiros. A nova plataforma digital traz conteúdo original e textos atualizados sobre prevenção e cuidados, desenvolvidos com linguagem especialmente adaptada para facilitar a compreensão do público em geral. Entre os responsáveis pelas informações estão alguns dos maiores especialistas do País em diferentes áreas, como dermatologia, infectologia, imunizações, medicina do esporte, nutrologia, entre outras.

“O conhecimento e a informação são peças-chave no processo que leva ao fortalecimento da cidadania e à tomada de decisões positivas, que interferem no cotidiano das famílias. Atualmente, nunca foi tão fácil ter acesso a dados e conteúdos antes restritos a poucos profissionais. No entanto, infelizmente, nem todas as informações são verídicas, procedentes e devem ser seguidas. No campo da saúde, esse é um problema sério, pois pode induzir pacientes e familiares ao erro, comprometendo seu bem-estar e sua vida”, ressalta a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, uma das entusiastas desse projeto.

ÁREAS DE INTERESSE - Organizado por áreas de interesse, o Pediatria para Famílias se divide em editorias que tratam sobre questões específicas, como doenças, nutrição, vacinas, comportamento e desenvolvimento e cuidados com a saúde. Outros assuntos, como cuidados com o bebê, adolescência, medicina do esporte para crianças e adolescentes e prevenção de acidentes também podem ser encontrados na seção de variados. Ainda há seções voltadas para gestação, parto e aleitamento materno.

Todo o conteúdo, elaborado por membros dos Departamentos Científicos (DCs) da SBP em consonância com as pesquisas e evidências mais recentes da literatura médica, será constantemente revisado, garantindo aos leitores acesso a informações seguras, apresentadas em linguagem simples (baseada em perguntas e respostas). “Obviamente, nem todas as perguntas têm aqui sua resposta. Por isso, convidamos nossos leitores a nos encaminharem suas dúvidas, o que ajudará a ampliar o conteúdo apresentado”, informa a presidente da SBP, ressaltando o caráter dinâmico da ferramenta.

De acordo com a dra. Nilza Maria Medeiros Perin, que integra o quadro de coordenadores responsáveis pela execução do projeto, uma das preocupações da equipe tem sido manter um canal de diálogo, com linguagem que traduza os termos técnicos e científicos para a realidade vivida dentro das residências ou nas escolas. “Excluímos termos de difícil compreensão ou, se eles eram necessários, procuramos traduzi-los para que os pais pudessem compreender de forma plena os conhecimentos inseridos”, disse.

TEMAS EMERGENTES - Por sua vez, dr Fábio Pessoa, outro dos coordenadores, lembra que, em paralelo à simplicidade, o Pediatria para Famílias procurará ser sempre atento aos debates em curso na sociedade. Como exemplo, ele lembra que na plataforma os leitores já encontrarão informações sobre temas emergentes na área, como riscos na internet, autoagressão, vacina contra o HPV, constipação intestinal e vacinação do prematuro.

“Desde o nascimento de um bebê, a família se divide entre dúvidas e medos. Dúvidas, se os cuidados são oferecidos de forma adequada; medos, de não estar oferecendo o melhor. Para resolver essas dúvidas, se dispõe de muitas informações na internet, em sites e blogs. Mas elas são seguras? Muitas vezes o que é exibido resulta de experiências pessoais, sem embasamento científico. Assim, o “Pediatria para Famílias” tem uma missão pertinente de ser um norte para os pais e mães”, ressalta a dra. Normeide Pedreira dos Santos, que fecha a tríade da coordenação da plataforma.

No entanto, apesar do êxito da iniciativa, a presidente da SBP faz um alerta relevante: essa ferramenta não anula a necessidade de visitar, periodicamente, o pediatra de sua confiança. “Mesmo que tenha encontrado, esclarecimento para o que o incomoda, converse com seu pediatra, que integra o rol dos únicos profissionais capacitados para atender e orientar as crianças e adolescentes e suas famílias. Nessa relação estabelecida com base na confiança, se encontra um elemento fundamental para acompanhar o desenvolvimento saudável das futuras gerações”, conclui.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria