TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Diretor de Integração da SBP fala sobre trabalho junto às filiadas
Publicada em 01/03/2018


 

Fonte: Site SBP

Estabelecer um fluxo contínuo de ações nas filiadas, em especial naquelas mais distantes ou com menos possibilidades de atuação, estimular a aproximação entre os pediatras espalhados de Norte a Sul do Brasil e promover a autonomia financeira das sociedades estaduais são desafios constantes enfrentados pela atual gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Em entrevista ao SBP Notícias, o diretor de Integração Regional da entidade, dr. Fernando Barreiro, detalha algumas das iniciativas desenvolvidas. “Criamos o ‘Guia de Gestão das Filiadas’ para auxiliar presidentes e colaboradores das entidades locais, seja em procedimentos eleitorais, no repasses de valores ou na prestação de contas perante a Receita Federal”, explica.

Além disso, o diretor da SBP fala sobre planos para 2018, com destaque especial para a elaboração dos novos hotsites para todas as filiadas da Federação. Segundo o diretor, o empreendimento visa qualificar tanto as instituições quanto oferecer mais comodidade os seus associados. “Uma ação de suma importância na era digital”, comenta.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA:

O maior desafio é constituir de forma constante a presença da SBP em todas as suas filiadas..."

SBP Notícias – A diretoria de Integração Regional configura um eixo importante para a atual gestão. Como o senhor avalia o trabalho feito até o momento?

Dr. Fernando Barreiro – A diretoria de Integração Regional vem obtendo resultados bastante produtivos, pois nossa atuação se baseia em duas frentes: na ação direta com as filiadas, buscando auxiliar os presidentes no gerenciamento de suas entidades, e estimulando a realização de atividades que tragam novos recursos financeiros. Além disso, temos contribuído diretamente com a Diretoria Executiva da SBP, demonstrando as necessidades e capacidades de cada filiada e as possibilidades de atuação conjunta.

SBP Notícias – Quais são os principais desafios e dificuldades nesse processo?

Dr. Fernando Barreiro – O maior desafio é constituir de forma constante a presença da SBP em todas as suas filiadas, principalmente aquelas mais distantes do eixo Centro-Sul-Sudeste. Creio que nesta gestão este desafio vem sendo encarado de frente por nossa presidente, dra. Luciana Rodrigues Silva, a partir de sua peregrinação pelo País, levando as propostas da Sociedade e, principalmente, acolhendo e ouvindo os pediatras de Norte a Sul do Brasil. Esse é um feito inédito e altamente gratificante. O retorno dessa atuação já é visível em toda a pediatria brasileira. As outras dificuldades decorrem basicamente da limitação de recursos. Apesar de não diminuir nossa vontade de trabalhar, às vezes, a retração de parcerias e patrocínios impede uma atuação mais extensiva. Por isso, nossa gestão busca uma racionalização do custeio da SBP, com eliminação de desperdícios e ponderação da manutenção de situações questionáveis.

SBP Notícias – Ao adotar uma nova postura em relação à integração, o que a gestão da SBP causou dentro da organização e junto aos especialistas espalhados pelo País?

Dr. Fernando Barreiro – Desde o início da atual gestão – na realidade mesmo antes, ainda no período da campanha eleitoral –, a Presidência da Sociedade estabeleceu como uma de suas prioridades aproximar a SBP das filiadas mais distantes, tanto geograficamente quanto institucionalmente. Isto vem sendo desenvolvido. Como já dissemos, essa nova forma de enfrentar esse problema histórico, tem causado um retorno até então inédito, com mudança perceptível no grau de engajamento e participação junto à SBP.

SBP Notícias – Na sua avaliação, o fortalecimento dos vínculos com estados até então considerados periféricos impacta na forma de se fazer pediatria no País? Por que?

Dr. Fernando Barreiro – O Brasil é um país muito grande e diverso. A partir dessa constatação, a nossa diretoria – como expliquei anteriormente –, privilegia as filiadas com menor capacidade financeira. Temos presidentes de filiadas com criatividade, proatividade, garra e vontade impressionantes, sempre empenhados em realizar o melhor para seu Estado. Mas, muitas vezes, eles necessitam de mais recursos econômicos para dinamizar as suas gestões. Por isso, estamos buscando auxiliá-los com novas ações. A diretoria criou o “Guia de Gestão de Filiadas” para nortear o gerenciamento operacional dos presidentes e colaboradores das sociedades estaduais, seja em procedimentos eleitorais, no repasses de valores ou na prestação de contas perante a Receita Federal. Além disso, estamos apoiando eventos regionais, nomeados de cursos itinerantes, com recursos da SBP. O primeiro deles foi realizado em novembro de 2017, em Manaus (AM). Outro ponto a destacar é o trabalho em conjunto com a presidência da SBP e a equipe de marketing na criação de sites, com hospedagem no portal da SBP, para as filiadas que ainda não possuem endereço eletrônico. Uma ação de suma importância na era digital.

SBP Notícias – Para 2018, quais são as grandes metas a serem superadas?

Dr. Fernando Barreiro – Nossa intenção é realizar quatro cursos itinerantes ainda este ano. Os estados que a princípio serão contemplados são Roraima, Paraíba, Piauí e Tocantins. Além disso, juntamente com os presidentes de filiadas, vamos buscar resoluções para questões importantes que afetam o cotidiano das sociedades estaduais, principalmente estimular a realização de eventos regionais e locais para que existam recursos financeiros suficientes para a manutenção e independência econômica de cada uma das instituições.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria