TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Ana Paz destaca importância do leite materno para vida de prematuros
Publicada em 18/05/2018


 

Na véspera do Dia Mundial de Doação de Leite Humano - 19 de maio -, a vice-presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Ana Paz, chama a atenção para a importância do leite materno, sobretudo para salvar vidas de bebês prematuros ou nascidos com baixo peso. Os dois grupos representam 11% das 3 milhões de crianças que nascem por ano no país, segundo o Ministério da Saúde.

Em São Paulo, a pediatra participou nesta sexta-feira (18) do lançamento da campanha nacional "Doe Leite Materno, Ajude quem Espera por Você!", que tem a atriz Sheron Menezzes como madrinha. "Sheron reforçou essa linda iniciativa, amamentando seu bebê Benjamin de sete meses durante o lançamento, no V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano", disse Ana Paz, que representa a Sobape no congresso até amanhã (19).

"O leite materno protege o bebê de infecções e de uma série de problemas de saúde, favorecendo seu crescimento e desenvolvimento. Esse alimento padrão ouro é valioso e tem o poder de salvar vidas de prematurinhos e bebês nascidos com baixo peso", reforçou a pediatra.

Durante o lançamento, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, afirmou que 330 mil crianças nascem anualmente no país com prematuridade ou baixo peso (menos de 2,5 quilos) e o leite materno é fundamental para a vida desses bebês. "A mãe pode ter muito mais leite do que o filho precisa. Estamos trabalhando com essa visão de compartilhar e salvar vidas", explicou.

A campanha

A campanha do Ministério da Saúde, apresentada em Brasília nesta terça-feira (16), é fruto de uma parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano.

O objetivo é incentivar mães que amamentam a serem doadoras, ajudando a ampliar o volume de leite humano coletado e distribuído a recém-nascidos prematuros e de baixo peso. O leite materno coletado nos bancos passa por controle de qualidade antes de ser distribuído.

Segundo o MS, entre 2009 e 2017, a rede de Banco de Leite Humano do Brasil já beneficiou dois milhões de recém-nascidos. No ano passado, o volume coletado em todo o país atingiu 212 mil litros, beneficiando 198 mil bebês prematuros. Apesar disso, o número de doações no país ainda é baixo em relação à demanda, atingindo, aproximadamente, 60% do público a que se destina, segundo o MS.

Para doar, basta que a mãe compareça a um banco de leite, onde vai receber as orientações necessárias. As interessadas devem preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia realizados nos últimos seis meses. Alguns bancos oferecem serviços de busca em domicílio e kits (como gorros, máscaras e frascos de armazenamento) para garantir a qualidade do alimento doado.

*Com informações da Agência Brasil.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria