TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape vê com preocupação aumento de homicídios de adolescentes na Bahia
Publicada em 08/06/2018


 

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) vê com preocupação o aumento expressivo de homicídios de adolescentes e jovens na Bahia entre 2006 e 2016, segundo dados do Atlas da Violência, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgado nesta terça-feira (6).

O levantamento mostrou que, no referido período, casos de homicídios na faixa etária de 15 a 29 anos cresceram 123,8% na Bahia, sendo o quinto maior aumento do país.

“Vemos com tristeza e bastante preocupação a ausência de políticas públicas que ajudem a conter a insegurança e que garantam qualidade de vida e promovam a formação dessas pessoas”, pontua a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez.
Somente em 2016 foram 4.358 homicídios, o que coloca a Bahia como líder do ranking nacional de crimes contra jovens e adolescentes. No mesmo ano, o Brasil registrou pico histórico de 33.590 vítimas nesta faixa de idade.

Menores de 14

Apesar de o Atlas da Violência não apresentar um capítulo específico sobre a situação que envolve menores de 14 anos, a presidente da Sobape destaca que essa é uma faixa etária que também merece muita atenção. “Esses jovens deveriam estar na escola e vivendo com suas com suas famílias, o que sabemos que não é uma realidade para a maioria, sobretudo nas comunidades mais carentes”, pontua.

Dolores Fernandez cita como uma ação positiva a implantação do Projeto Pacto pela Vida em algumas comunidades em Salvador. “Onde o programa foi implantado pelo Governo do Estado, os registros de homicídios são menores. É uma pena que isso não seja uma realidade em muitos municípios, o que acaba contribuindo para elevar esse indicador de violência”, comenta.

A presidente da Sobape chama a atenção para a redução de investimentos anunciada pelo governo federal no final de maio como estratégia para compensar o subsídio de R$9,5 bilhões à redução do preço do diesel, o que atinge diretamente os programas sociais.

“O cancelamento de gastos em programas públicos anunciado chega a R$1,2 bilhão, o que vai prejudicar sobremaneira as ações pela redução da violência no país”, ressalta. “Isso agrava ainda mais a situação, pois não será dada a assistência a adequada às populações, sobretudo àquelas em vulnerabilidade social”, avalia.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria