TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape abre 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno em Salvador
Publicada em 30/07/2018


 

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) participa das ações da 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2018), de 1º a 7 de agosto, e da 2ª edição do Agosto Dourado. Para abrir a semana, a sociedade promove uma roda de conversa sobre ações pela amamentação nesta quarta-feira (1º), às 14h30, na sede localizada na Avenida Professor Magalhães Neto, Edifício Millenium Empresarial, nº 1.450. Durante o Agosto Dourado, a Sobape participa e apoia outras atividades.

“Na abertura da semana, vamos reunir pediatras, mães, pais, enfermeiros, psicólogos e todas as pessoas dedicadas ao crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Como símbolo da campanha pelo aleitamento materno, distribuiremos mil laços dourados carinhosamente feitos por mães e servidoras do Iperba (Instituto de Perinatologia da Bahia)”, convida a presidente da Sobape, pediatra Dolores Fernandez.

Em parceria com entidades como Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas) e Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam), a Sobape apoia e participa de outros eventos da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 e do Agosto Dourado.

"Durante todo o mês, serão realizadas atividades sobre aleitamento nas instituições de saúde que trabalham com mães, bebês e as famílias, incluindo rodas de conversa, oficinas de aleitamento, exibição de filmes, música e dança, entre outros, reunindo pediatras e equipes multidisciplinares", completa Dolores Fernandez.


PROGRAMAÇÃO

*1° de agosto* - Abertura da 27° SMAM e 2° Agosto Dourado. Às 14h30 na sede da Sobape (Av. Professor Magalhães Neto, nº 1450, Ed. Millenium Empresarial).

*4 de agosto* - Café da manhã solidário e Caminhada SMAM 2018 na orla. A partir das 8h, concentração no Jardim de Alah. Inclui rodas de conversas com elementos lúdicos para reforçar a importância do aleitamento.

*16 de agosto* - Seminário com o tema da SMAM “Amamentação é a Base da Vida”. A partir das 14h, no auditório da Unifacs, campus Paralela, 7° andar. Vagas limitadas à capacidade do local - 150 pessoas.

*26 de agosto* - Mamando no Parque da Cidade. A partir das 9h. Rodas de conversa para troca de experiências, dança, música e oficinas.


*Significado do laço dourado*

O laço dourado significa o valor da amamentação para a saúde das crianças. A cor dourada simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil. Cada parte do laço mostra uma mensagem. Uma parte é a mãe e a outra parte é a criança. A simetria entre essas partes reforça que a mãe e a criança são vitais para o sucesso da amamentação, sendo igualmente necessários.

O nó é o pai, a família e a sociedade e quer dizer que sem apoio a amamentação não tem êxito. As pontas do laço são o futuro: recomenda-se o aleitamento materno exclusivo por 6 meses e a amamentação continuada por 2 anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos e um espaçamento das gestações preferencialmente de 3 anos ou mais. Isso dá à mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria