TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Roda de conversa abre SMAM 2018
Publicada em 01/08/2018


 

Crédito das fotos: Paulo Macedo

Uma roda de conversa promovida pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) abriu na tarde de hoje (1º) a programação da 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2018) e da 2ª edição do Agosto Dourado. A presidente da Sobape, Dolores Fernandez, iniciou a atividade distribuindo laços dourados, símbolo da campanha pelo aleitamento, feitos por mães e profissionais do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba).

Para o auditório lotado, Dolores Fernandez falou sobre o significado de cada parte do laço, que representa a mãe e o bebê, a rede de apoio formada pelo pai, família e sociedade, e também o futuro. Como explica a pediatra, a cor dourada quer dizer que o leite materno é padrão ouro na alimentação infantil.

“Apesar de ser o mais valioso alimento para a criança, dados do Unicef mostram que apenas 54% dos recém-nascidos mamam na primeira hora após o nascimento, 38% são amamentados exclusivamente até os seis meses de vida e 39% mamam até 2 anos”, lamenta Dolores Fernandez.

Ela chama a atenção para os problemas decorrentes do não-aleitamento. “No Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida. Dados revelam ainda que cerca de 10% dos bebês morrem antes do primeiro ano”, diz. “O Unicef calcula que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês pode evitar, anuamente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos”, completa.

Bancos de leite

A vice-presidente da Sobape, Ana Paz, que integra o Banco de Leite do Iperba, destacou que a rede brasileira de bancos de leite humano é considerada pela Organização Mundial da saúde (OMS) como a maior e mais complexa no mundo. “Exportamos essa expertise da promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite”, comemora.

Ana Paz explicou o processo de doação do leite materno, desde o cadastro das doadoras até a disponibilização para os bebês prematuros internados, de baixo peso e com patologias no trato gastrointestinal que não podem ser alimentados diretamente pelas mães. “O leite passa por um rigoroso processo de pasteurização e é disponibilizado de forma totalmente segura para salvar vidas”, garante.

As discussões de estratégias para promoção do aleitamento materno contaram com a participação da presidente do Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam), Olga Sampaio, da presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas), Kátia Colavolpe, da especialista em projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a pediatra Maria Francisca Andrade.

Também estiveram presentes alunos e a professora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Eliana de Paula, o coordenador médico do Iperba, Adson França e a vice-presidente do Ceam, Josaildes Antunes, além de mães, pais, familiares e profissionais que trabalham com crianças e adolescentes e em prol do aleitamento materno.

PROGRAMAÇÃO

Em parceria com entidades como o Coamas e Ceam, a Sobape apoia e participa de outros eventos da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 e do Agosto Dourado.

*4 de agosto* - Café da manhã solidário e Caminhada SMAM 2018 na orla. A partir das 8h, concentração no Jardim de Alah. Inclui rodas de conversas com elementos lúdicos para reforçar a importância do aleitamento.

*16 de agosto* - Seminário com o tema da SMAM “Amamentação é a Base da Vida”. A partir das 14h, no auditório da Unifacs, campus Paralela, 7° andar. Vagas limitadas à capacidade do local - 150 pessoas.

*26 de agosto* - Mamando no Parque da Cidade. A partir das 9h. Rodas de conversa para troca de experiências, dança, música e oficinas.

*29 de agosto* - Fórum da Rede Cegonha sobre Aleitamento Materno em Salvador, com cursos de manejo da lactação promovidos pela Diretoria de Gestão do Cuidado/ Coordenação do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero/ Área Técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. A partir das 8h30 na sede do Ministério Público da Bahia no Centro Administrativo.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria