TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape alerta para importância da vacinação contra pólio e sarampo
Publicada em 15/08/2018


 

Crédito da foto: Bruno Concha/Secom PMS

Sábado (18) é o Dia de Vacinação contra poliomielite e sarampo em Salvador, mas a campanha nacional vai até 31 de agosto. A importância da adesão à ação para ampliar a cobertura vacinal e proteger a saúde é destacada pela presidente da Sobape, Dolores Fernandez. A pediatra chama a atenção de pais e responsáveis para que mantenham atualizadas as cadernetas de vacina.

Até o final do mês, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% das crianças com idade entre 1 e 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS). Desde o início da campanha, 6 de agosto, cerca de 6 mil crianças receberam as doses recomendadas pelo MS, o que representa apenas 2% do público alvo.

Para aumentar a cobertura, no Dia D as vacinas serão aplicadas nos 125 postos e em locais estratégicos como shoppings, igrejas, escolas e creches. "É possível vacinar as crianças nas unidades de saúde durante todo o mês. Precisamos fazer parte dessa estratégia para proteger todos de doenças que já haviam sido erradicadas no país", reforça Dolores.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Os menores de 5 anos que já tomaram uma ou mais doses receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da Tríplice Viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos 30 dias.

Para crianças até 5 anos, o esquema vacinal do MS contra o sarampo inidica uma dose (Tríplice Viral) aos 12 meses e outra aos 15 meses de idade (Tetra Viral). Crianças de 5 a 9 anos não vacinadas anteriormente devem tomar duas doses da vacina tríplice.

*Jovens e adultos*

Quem está fora da faixa etária prioritária na campanha deve esperar até 1º de setembro para ser vacinado contra o sarampo. Pessoas de 10 a 29 anos não imunizadas devem seguir o esquema de duas doses da Tríplice Viral.

De 30 a 49 anos, a vacina é dada em dose única. Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária não precisa receber a vacina novamente.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria