TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape participa de fórum sobre erradicação do trabalho infantil
Publicada em 15/08/2018


 

Evento foi promovido pelo FNPETI em Salvador nesta quarta-feira (15), no auditório da Fundacentro

A presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), pediatra Dolores Fernandez, participou do encontro promovido pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) nesta quarta-feira (15), em Salvador, com o mote “Não proteger a infância é condenar o futuro”.

No encontro, a Sobape aderiu à campanha #votepelosdireitos apresentada pela secretária executiva do FNPETI, Isa Oliveira. A ação busca conscientizar os eleitores a votarem em candidatos à Presidência da República, à Câmara dos Deputados, ao Senado e às assembleias estaduais que assegurem direitos e ações voltadas a crianças e adolescentes em suas plataformas de governo.

Profissionais de diversas especialidades, estudantes e membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) debateram estratégias de combate às piores formas de trabalho infantil no ambiente urbano, na agricultura e no serviço doméstico. Junto com Dolores Fernandez, também participou do encontro a pediatra Sandra Plessim, presidente do Departamento Científico de Adolescência da Sobape.

“Estamos engajados nessa missão junto com várias instituições para mudar essa realidade que priva crianças e adolescentes de seus direitos fundamentais”, declarou Dolores Fernandez, ao destacar que a Sobape já integra o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa), a representação do FNPETI na Bahia.

O prefeito do município baiano de Santa Bárbara, Jailson Costa dos Santos (PT), também esteve presente ao debate e manifestou a disposição da prefeitura em erradicar o trabalho infantil na região. “É muito importante que as ações não fiquem restritas à capital. É preciso envolvimento de todos os municípios no combate ao trabalho infantil”, convoca Dolores Fernandez.

A atividade, realizada na capital baiana no auditório da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), no Caminho das Árvores, se repete em outras partes do Brasil, que foi o primeiro país do mundo a incluir o trabalho doméstico infantil entre as piores formas de exploração de crianças e adolescentes.

*Sobre o FNPETI*

O FNPETI coordena a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, formada pelos Fóruns de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, presentes nas 27 unidades da Federação e 48 entidades membro.

Foi criado em 1994, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria