TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Seguem abertas inscrições para II Atualização em Pneumologia Pediátrica
Publicada em 12/09/2018


 

Seguem abertas, no site da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape - www.sobape.com.br), as inscrições para o II Curso de Atualização em Pneumologia Pediátrica, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, em Salvador, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), no bairro de Ondina.

O evento, destinado a pneumologistas pediátricos, pediatras, pneumologistas, fisioterapeutas, estudantes de medicina e residentes em pediatria, trará os aspectos mais atuais em avaliação e tratamento de doenças respiratórias em crianças e adolescentes.

A atividade é uma realização do Departamento de Pneumologia da Sobape, com o apoio do Serviço de Pneumologia Pediátrica do Hospital Universitário Edgar Santos (Complexo Hupes), que realiza simultaneamente a I Jornada Fibrose Cística do Complexo, em comemoração aos 10 anos de funcionamento do ambulatório Multidisciplinar do Hupes.

“As atividades representam uma ótima oportunidade para atualização no manejo das principais doenças respiratórias da criança, incluindo a tuberculose e a fibrose cística, e contará com a presença de professor renomado da Unicamp. Merecem destaque também as atividades práticas para treinamento do uso dos medicamentos inalados”, antecipam as pediatras da comissão organizadora Edna Lúcia Souza e Regina Terse, ao tempo em que recordam da “experiência exitosa” do evento realizado em 2017 com profissionais da capital e do interior da Bahia.

PROGRAMAÇÃO - A programação começa na sexta-feira (21), às 14h30, com uma mensagem de abertura da presidente da Sobape, pediatra Dolores Fernandez, e terá uma mesa redonda sobre “Radiografias de tórax: Erros na interpretação e achados nas doenças respiratórias mais prevalentes” e “Tomografias de tórax: o que o pediatra deve saber”. Em seguida, acontecem as conferências “Fibrose cística – do passado aos dias atuais” e “Manejo de BVA e prevenção da infecção por VSR”.

No sábado (22), as aulas começam às 8h30 e abrirão espaço para uma observação mais detalhada sobre Fibrose Cística, desde a triagem neonatal até a condução de um paciente no ambulatório e na emergência.

A programação ainda contempla “O que há de novo no diagnóstico e no tratamento da tuberculose”, “Dificuldades na condução da pneumonia adquirida na comunidade”, além da relação entre “Sono e doenças respiratórias” e “Manejo da Asma parcialmente controlada no Ambulatório”. Os participantes também debruçarão sobre estudos de casos clínicos.

* Confira a programação completa na home do site da Sobape.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria