TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pediatras baianas participam do IV Fórum do CFM
Publicada em 05/10/2018


 

A Sociedade Baiana de Pediatria esteve representada nesta sexta-feira (5) no IV Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina, na sede do CFM, em Brasília. Participam das discussões a presidente e a vice-presidente da Sobape, as pediatras Dolores Fernandez e Ana Paz.

Na programação do encontro, que reuniu pediatras e demais profissionais que trabalham em prol da criança e do adolescente em todo o país, destaque para a mesa-redonda "Violência contra o Pediatra - Aspectos Jurídicos; Origem e Formas; e Prevenção".

Para Dolores Fernandez, o evento foi de extrema importância, pois, além dos assuntos ligados diretamente à promoção da saúde e proteção da criança e do adolescente, abordou questões atuais enfrentadas pelos pediatras no dia a dia, sobretudo nos atendimentos nos serviços públicos.

Foram tratados aspectos como falta de segurança no ambiente de trabalho, assédio moral nas residências, insuficiência de recursos para prestar uma assistência de qualidade a crianças e adolescentes e a fragilidade diante da insatisfação das famílias por conta, inclusive, de demora no atendimento.

*Gênero*

Também foram discutidos temas relacionados ao gênero, a partir da mesa-redonda "Incongruência de gênero na infância e na adolescência - Como lidar? Legislação e Visão da Pediatria".

Fazendo uma relação com o debate sobre gênero, outro assunto destacado por Dolores Fernandez foi a "Prevenção do suicídio na criança e no adolescente - Causas de suicídio e epidemiologia; Sinais de alerta; e Como prevenir?". Para ela, os pediatras são profissionais muito importantes na identificação de comportamentos que sugiram a necessidade de maior atenção.

A programação do fórum incluiu o lançamento do Manual de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência,organizado por Renata Waksman, Mário Hirschheimer e Luci Pfeiffer. A publicação foi elaborada pela Sociedade de Pediatria de São Paulo com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria e CFM.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria