TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

20º Infectoped abordará prevenção e tratamento de crianças com HIV/Aids
Publicada em 08/11/2018


 

Fonte: SBP

O simpósio sobre “Novas abordagens para diagnóstico, prevenção e tratamento de crianças com HIV/AIDS”, previsto para ocorrer no próximo dia 16, às 14h45, será um dos destaques da programação do 20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica (20º Infectoped), que acontece de 14 a 17 de novembro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.

A atividade, organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), vai reunir cerca de mil especialistas. A programação completa pode ser conferida no site: www.infectoped2018.com.br. Os médicos associados à SBP possuem desconto na taxa de inscrição. As vagas restantes estarão disponíveis no local.

De acordo com as coordenadoras da atividade, as médicas Cynthia Rodamilans Serra Lorenzo e Regina Célia de Menezes Succi, desde 2010, as Américas contam com estratégias para eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis, em consonância com as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas recomendações foram adaptadas à realidade brasileira pelo Ministério da Saúde, que já certifica alguns municípios do país em decorrência da eliminação do problema.

TRANSMISSÃO - “Para que a erradicação seja constatada é preciso atingir, durante o período de três anos, menos de 2% de transmissão vertical do HIV em crianças expostas. Essa é uma meta desejada por todos e para que seja concretizada precisamos facilitar o acesso à assistência pré-natal de qualidade, com a realização de testes de HIV em todas as gestantes, e investir no acompanhamento da saúde sexual e reprodutivas das mulheres em idade fértil”, explicam as médicas.

A partir dos avanços tecnológicos, com a produção de medicamentos antirretrovirais mais fáceis de serem tomados e com menos efeitos colaterais, as gestantes acompanhadas têm risco menor que 0,3% de transmitirem a infecção pelo HIV para seus filhos.
“Essas estratégias preventivas, com ênfase na acessibilidade aos serviços de saúde, serão debatidas durante o simpósio. Além disso, também estarão em pauta as principais causas e consequências do crescimento da infecção pelo vírus HIV na população de adolescentes”, afirmam.

TUBERCULOSE – No dia 14 (durante os cursos pré-congresso), das 8h30 às 10h, a sessão “Meet the professor”, conduzida pela infectologista Flávia Jacqueline Almeida, debaterá ainda as atualizações científicas mais recentes sobre o assunto HIV/AIDS. No período da tarde, entre 14h30 e 15h, estará em discussão o manejo clínico com ênfase no diagnóstico e tratamento da “coinfecção tuberculose – HIV” em crianças com menos de 10 anos.

No dia 15, entre 15h30 e 17h (sala B), também haverá uma discussão sobre “HIV, tuberculose e infecções em pacientes especiais” na sessão de Temas Livres coordenada pelos infectologistas pediátricos Aroldo Prohmann de Carvalho e Daisy Maria Machado.

Além das abordagens sobre HIV/AIDS, o 20º Infectoped incluirá na programação científica palestras e conferências sobre “Tratamento de Infecções Ósseas em Crianças”; “Infecções Estreptocócicas”; “Avanços no Controle de Antimicrobianos no Hospital”; “Epidemiologia, Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose”; “Manejo de situações clínicas frequentes”, entre outros.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria