TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

NOTA: Fechamento do Serviço de Transplante Renal Pediátrico do Ana Nery
Publicada em 26/11/2018


 

Salvador, 26 de novembro de 2018.



Nota da Sobape sobre Fechamento do Serviço de Transplante Renal Pediátrico do Hospital Ana Nery


A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) manifesta sua preocupação e posição contrária ao possível fechamento do Serviço de Transplante Renal Pediátrico do Hospital Ana Nery por problemas financeiros. Em nome dos pediatras baianos, a Diretoria da Sobape pede ao Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde, que reveja a decisão e encontre uma solução para que o serviço seja mantido, uma vez que o estado precisa continuar avançando nas conquistas em prol da assistência às crianças e aos adolescentes.

A Diretoria da Sobape entende que o fechamento da unidade, que tem potencial para ser referência no Norte/Nordeste, será um imenso retrocesso na assistência, fazendo com que a Bahia volte a depender de outros estados para atender aos pacientes renais que precisam de transplante.

Vale lembrar que, de forma pioneira, a unidade iniciou o funcionamento em maio de 2009 e continua sendo o único serviço de transplante renal pediátrico no estado da Bahia. Já foram transplantadas 100 crianças de 2 a 18 anos, com resultados semelhantes aos grandes centros.

Apesar da importância do serviço, o número de transplantes realizados ainda está aquém da necessidade do estado, uma vez que faltam estrutura hospitalar com leitos disponíveis em UTI pediátrica e outras questões para garantir o suporte necessário.

Segundo informações da equipe da unidade, há quatro anos não é feito transplante com doador vivo por ser considerado procedimento eletivo, perdendo, assim, a prioridade dos leitos de UTI pediátrica que são poucos no Hospital Ana Nery, também referência em cirurgia cardíaca.

Há mais de três anos, há o projeto de a unidade se tornar referência para as regiões Norte e Nordeste, onde esta terapia não está disponível. No entanto, por questões de estrutura hospitalar (como vagas de UTI pediátrica), o projeto não foi iniciado.

Vale ressaltar que o serviço do Hospital Ana Nery é o único da Bahia e, mesmo oferecendo o tratamento fora do domicílio (TFD), não consegue contemplar diversos pacientes que precisam dessas transferências para outros estados.

Diante da importância do serviço e do potencial de se tornar referência nas regiões Norte e Nordeste, pedimos que a questão seja revista em prol da sua manutenção e até ampliação.



Diretoria da Sociedade Baiana de Pediatria

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria