TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape cita cuidados na compra de brinquedos para crianças e adolescentes
Publicada em 14/12/2018


 

Pais e responsáveis que desejam presentear crianças e adolescentes com brinquedos nas festas de final de ano e férias devem prestar atenção a cuidados fundamentais para evitar acidentes com produtos de aparente aspecto inofensivo. O alerta é da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), que reforça as orientações feitas pelo Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“Recomendamos evitar brinquedos pequenos que ofereçam riscos de engasgo e sufocação para crianças menores de três anos, período em que há risco maior de acidentes endoscópicos, que são aqueles causados pela ingestão de pequenos objetos”, salienta a pediatra Márcia Barreto – presidente do Departamento de Segurança da Sobape.

Ela adverte que crianças de até cinco anos não devem receber brinquedos com partes em vidro. No caso de brinquedos elétricos, que podem ser ligados à tomada, a pediatra explica que eles não devem ser utilizados por crianças menores de oito anos pelo risco de queimaduras. Alguns itens contêm elementos que são tóxicos e podem provocar danos muito fortes no aparelho digestivo.

“Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser resistentes, não tóxicos e não inflamáveis. Os brinquedos também não podem ter pontas ou bordas afiadas, pistolas com projéteis, dardos, ou flechas para impedir que haja traumas e ferimentos de grande gravidade”, orienta a pediatra Márcia Barreto.

Os pais precisam ainda descartar brinquedos com correntes, cordas e tiras com mais de 15 centímetros, uma vez que apresentam perigo de sufocação e estrangulamento.

“É importante que a gente não deixe a criança dormir com brinquedos dentro do berço pois há o risco de se machucar ou sufocar durante a noite”, pontua a especialista.

Para crianças maiores, que brincam com patins, skate e bicicleta, é indispensável o uso de equipamentos de proteção, como capacete, joelheira, luva, cotoveleira e buzina.

A pediatra da Sobape alerta que os pais e responsáveis evitem produtos falsificados e verifiquem se o item tem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que significa que ele passou por testes de segurança e qualidade. Na embalagem do produto, também devem observadas a indicação etária e as datas de fabricação e validade.

Denúncias sobre itens falsificados ou contrabandeados podem ser informadas à ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818.

“Temos que pensar que o Natal e as férias são momento de muita alegria, mas a vigilância deve estar em primeiro lugar. As brincadeiras precisam ser acompanhas por um adulto. Os brinquedos devem sempre fazer parte do universo infantil, porém observando todas essas recomendações”, conclui Márcia Barreto.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria