SBP lança nova marca |
Presidente Luciana Silva explica nova identidade visual da Sociedade Brasileira de Pediatria |
|
Publicada em 17/12/2018 |
|
Fonte: SBP
A identidade visual renovada da SBP está sendo lançada em dezembro, como um presente de fim de ano para os associados da entidade, que poderão contar com um logo atualizado e moderno, que reflete o trabalho histórico da pediatria no Brasil.
“É direito de toda criança realizar plenamente seu potencial como ser humano. Para defender este direito, a SBP promove o exercício digno e competente da especialidade. Trabalha ainda para fortalecer a consciência de todos sobre a importância dos cuidados e da atenção às crianças e aos adolescentes, apoiando os profissionais e instituições que atuam visando seu bem-estar”, ressalta a presidente da sociedade, Luciana Rodrigues Silva.
Confira vídeo no site da SBP.
CARTA DA PRESIDENTE DA SBP, LUCIANA SILVA:
Caro Pediatra,
Tenho andado pelo Brasil, vendo a realidade da Pediatria de perto. Foram muitas viagens, muitos congressos e conversas com pediatras, pacientes e famílias, uma vez que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem buscado representar o médico pediatra em toda sua amplitude. Mas, por que isso é desafiador?
Vivemos no quinto maior país do mundo, com uma população de 209 milhões de pessoas, sendo 66 milhões de pacientes pediátricos. Frente a este cenário, somos 37 mil pediatras espalhados pelo Brasil, com diferentes idades, especialidades e sotaques.
Somos vários, mas seguimos com o mesmo propósito: promover saúde e bem-estar a recém-nascidos, crianças e adolescentes, numa relação que envolva família e sociedade.
O médico pediatra é o único profissional habilitado para diagnosticar e tratar crianças – do nascimento à adolescência. Temos todas as especialidades necessárias e o acesso às melhores práticas existentes.
A SBP atua na integração de uma ampla rede de proteção de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Nosso objetivo é o aperfeiçoamento do conhecimento cientifico, a troca de experiência entre os nossos associados e a realização de campanhas que engajam todo o País em prol dos nossos pacientes e famílias. Nosso combustível, por sua vez, é o sorriso de nossas crianças e nossos adolescentes.
Para representar essa enorme rede, em um mundo repleto de tecnologias e avanços, mas, também, de lacunas em necessidades básicas, precisávamos de uma imagem que representasse a pluralidade da Pediatria, tal qual é diversa nossa malha de pacientes e suas realidades.
Precisávamos, ainda, dar visibilidade ao poder transformador da Pediatra, que alia tecnologia, responsabilidade e acolhida humanizada. Somos, assim, protagonistas na luta pela saúde da infância e adolescência.
Afinal, se há uma nova vida, se faz necessária a Pediatria, ofício que reverbera no crescimento e no desenvolvimento de cada paciente. Neste país tão heterogêneo, o trabalho de pediatras se manifesta de diferentes formas na busca de um mesmo objetivo.
É esse sentimento que buscamos traduzir na nova marca da Sociedade Brasileira de Pediatria. Somos muitos Ps (pediatras) e nada melhor do que ressaltar o efeito multiplicador dessa atuação.
Essa é a nova SBP: ainda mais próxima do paciente, da família e de você, pediatra!
Leve, de fácil leitura e comunicação simples e direta, a nova marca reflete realmente o que somos: muitos, diversos e integrados na missão de cuidar do nosso futuro!
E nunca se esqueçam: juntos, fazemos uma Pediatria melhor e mais forte.
Forte abraço,
Luciana Rodrigues Silva
Presidente da SBP
HISTÓRIA DA MARCA
No Brasil, vivem e trabalham muitos “Ps”. Atualmente, são 37 mil deles que, juntos, formam uma grande família vocacionada a cuidar do bem-estar, da saúde, da vida e do futuro de 65 milhões de crianças e adolescentes do País. Essa interação harmônica entre indivíduos ligados por laços éticos e técnicos e que, em função de sua missão e valores, agem com rigor e de modo proativo em defesa da infância e da adolescência foram elementos fundamentais para a criação da nova logomarca da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
A identidade visual renovada da SBP está sendo lançada em dezembro, como um presente de Fim de Ano para os associados da entidade, que poderão contar com um logo atualizado e moderno, que reflete o trabalho histórico da pediatria no Brasil. “É direito de toda criança realizar plenamente seu potencial como ser humano. Para defender este direito, a SBP promove o exercício digno e competente da especialidade. Trabalha ainda para fortalecer a consciência de todos sobre a importância dos cuidados e da atenção às crianças e aos adolescentes, apoiando os profissionais e instituições que atuam visando seu bem-estar”, ressalta a presidente da Sociedade, dra Luciana Rodrigues Silva.
ELEMENTOS - Com traços simples, mas carregada de significados. Assim é a nova representação visual da SBP. A logomarca é composta por dois elementos: um logotipo (facultativo) e um logossímbolo. Sempre que o nome da SBP vier escrito por extenso próximo à logomarca, recomenda-se suprimir o logotipo (o texto “sociedade brasileira de pediatria”). O uso de duas cores (azul e branco) foi uma opção que proporciona melhor visibilidade e facilita aplicação dos arquivos em diferentes superfícies e formatos.
Por sua vez, o logossímbolo é composto por inúmeros “Ps”. Cada “P” representa um dos pediatras espalhados pelo Brasil, em cidades de todos os portes. “São homens e mulheres, jovens e experientes, com formação generalista ou especializada. Porém, todos, sem exceção, são caracterizados por um traço comum: a consciência de sua responsabilidade para com as futuras gerações. Com esse novo logo confirmamos nosso lema de que juntos fazemos uma Pediatria mais forte!”, destacou dra Luciana Rodrigues Silva, que enxerga na entidade uma tarefa fundamental para essa atuação individual.
FAMÍLIA - Durante o processo de construção da nova identidade gráfica e visual, que aconteceu ao longo de 2018, diretores, técnicos e colaboradores foram convidados a compartilhar impressões sobre o papel da Sociedade Brasileira de Pediatria e a melhor forma de expressar em imagem sua representatividade. Essas trocas sublinharam a relevância da família como tecnologia social, que proporciona o ambiente à realização da visão da entidade.
Assim, para os diretores da SBP, a entidade assume o papel de família dos “mentores de famílias” ao promover, em prol de seus integrantes (os pediatras), ações que permitam o “exercício digno e competente da pediatria”.
CONDIÇÕES - Como ressalta o designer gráfico, Ralf Korbmacher, que coordenou o processo criativo que levou à criação da nova identidade, “a família é uma combinação de arquétipos relativamente diferenciados que cuidam de sua própria integridade como instituição nuclear, sempre de acordo com a necessidade do momento”. Desse modo, concluiu, “a família está particularmente associada à função do pediatra”.
“Com essa logomarca, queremos celebrar nossa família, que é, por definição, diversa, integradora, dinâmica, acessível. Somos a pediatria brasileira: fonte de valores, construídos sobre a empatia e o compromisso. Assim, continuaremos, juntos, como entidade e profissionais generalistas ou especializados, a promover a troca de conhecimentos, a constante atualização e a buscar a oferta de condições necessárias ao ético e adequado exercício da medicina, com foco nos pacientes e na valorização dos profissionais”, concluiu a presidente da SBP.
|
|
|
|