TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape promove ações e reforça prevenção à gravidez na adolescência
Publicada em 13/02/2019


 

Rodas de Conversa promovidas pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) em Salvador, nos dias 7 e 11 de fevereiro, reforçaram as ações em torno da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. Nas duas ocasiões, adolescentes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) receberam orientações e tiraram dúvidas com pediatras e outros profissionais de saúde em bate-papo franco sobre sexualidade, proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e, sobretudo, cuidados para evitar gestação precoce e indesejada.

“Se não trabalharmos um projeto de vida com esses adolescentes, não conseguiremos vencer esse desafio que é evitar a precocidade da gestação. Eles precisam desses espaços de rodas de conversa para discutir, tirar dúvidas e aprender sobre essa questão", afirma a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, ao comemorar o bom rendimento das ações.

Na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, um em cada cinco bebês nascidos vivos em território baiano nos últimos quatros anos foi gerado por uma adolescente com idade entre 10 e 19 anos.

Na primeira Roda de Conversa, realizada no Ambulatório Materno-Infantil Nelson Barros, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a pediatra Isabel Carmen Freitas e a ginecologista Márcia Cunha salientaram a necessidade de haver responsabilidade compartilhada entre família, equipe médica, escola e comunidade, com a disseminação de informações corretas, considerando o perfil multiplicador do adolescente, especialmente nas redes sociais. "Se a gente evita falar do assunto, perde a oportunidade de tirar as dúvidas", pontuou a pediatra Isabel Carmen Freitas.

Na segunda-feira (11), a pediatra Sandra Plessim e a ginecologista Milena Bastos realizaram uma nova rodada de instruções com meninos e meninas – algumas delas grávidas – no auditório do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), onde explicaram sobre mitos em relação aos métodos contraceptivos, orientação sexual e doenças sexualmente transmissíveis. Profissionais de saúde do Iperba também participam da atividade.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria