TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape dá posse à diretoria e entrega Prêmio Professor Nelson Barros
Publicada em 26/03/2019


 

Foto: Paulo Macedo

Duas atividades marcaram a agenda da Sociedade Baiana de Pediatria na noite desta terça-feira (26). Na sede da Associação Bahiana de Medicina, em Ondina, tomou posse para o triênio 2019-2022 a diretoria da Sobape que tem à frente as pediatras Dolores Fernandez e Ana Paz, como presidente e vice-presidente. Na sequência, receberam entre R$800 e R$3 mil os vencedores da VI Edição do Prêmio Professor Nelson Barros, voltado a estudantes de medicina e residentes de pediatria. Alusão aos 30 anos da Sobape também integrou a programação.

A presidente reempossada agradeceu a confiança dos pediatras baianos, que “aprovaram o trabalho da primeira gestão e apostam na continuidade das ações em prol dos pediatras e da pediatria”. Fez um balanço do trabalho da diretoria, com destaque para a interiorização de atividades de educação continuada através da realização de congressos, cursos e treinamentos no interior baiano.

Segundo Dolores Fernandez, também está entre as metas da gestão uma maior participação na elaboração de políticas públicas que ampliem e qualifiquem a assistência a crianças e adolescentes em todo o estado e atuem no combate a qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes.

A presidente da Sobape agradeceu a parceria dos colegas que a acompanharam na diretoria nesses três últimos anos, anunciou os colegas que agora fazem parte do grupo e convidou todos os pediatras baianos para estarem mais presentes no dia a dia da sociedade. “Obrigada aos novos voluntários da pediatria por aceitarem o desafio para seguirmos trabalhando juntos”, disse.

Dolores Fernandez destacou o “trabalho profícuo” que vem sendo feito pela pediatra baiana Luciana Silva à frente Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e reafirmou que a sociedade baiana estará cada vez mais alinhada com as diretrizes nacionais. “Aprendemos muito com dra. Luciana Silva, que desempenha um trabalho nunca visto antes. Daremos todo apoio para que ela seja reconduzida à presidência da SBP nas eleições que acontecem em abril”, pontuou.

Por marcar também a comemoração pelos 30 anos da Sobape, a solenidade de posse reservou um momento de homenagens aos ex-presidentes presentes. Luciana Silva, Lícia Moreira, Fernando Barreiro e Hans Greve receberam placas em nome dos pediatras que já estiveram à frente da Sobape. Também foi exibido um vídeo feito pela Sobape com crianças homenageando os pediatras - disponível no canal da Sobape no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=DSXYIcUaVG8&feature=youtu.be.

Parceria com a SBP

Compondo a mesa da solenidade, Luciana Silva elogiou a atuação de Dolores Fernandez à frente da Sobape e disse que “sortudos são os pediatras baianos que contam com a seriedade, a dedicação e a competência dela”. Luciana Silva destacou ainda que a SBP estreitou os laços com as filiadas baianas e a Sobape tem sido uma grande parceira no enfrentamento dos problemas, nas lutas e nas campanhas.

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, o pediatra Luiz Adan, parabenizou o trabalho da SBP e da Sobape e aproveitou a oportunidade para anunciar que universidade acaba de ampliar a carga horária da pediatria na matriz curricular do curso de medicina, estando à disposição para fortalecer o ensino da especialidade. “Isso já era um desejo antigo e agora conseguimos, pois as crianças desejam,querem e precisam de uma saúde melhor e mais humanitária”, pontuou.

Também fizeram parte da mesa da solenidade o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Júlio Braga; o diretor-presidente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Emanuel Melo; e a pediatra Isa Lyra, representado o curso de Medicina da Unifacs.

Diretoria da Sobape (2019-2022):

Presidente: Dolores Fernandez Fernandez
1ª. vice-presidente: Ana Luiza Velloso da Paz Matos
2ª. vice-presidente: Lilia Maria Caldas Embiruçu
Secretária-geral: Délia Cerviño Peleteiro
1ª. secretária: Dulce Helena Alves Ribeiro
2ª. secretária: Ângela Maria Cavalcanti Hermida
1ª tesoureira: Simone Maria de Oliveira Figueiredo
2º. tesoureiro: Hans Walter Ferreira Greve
Diretor Científico: Jose Henrique Silva Barreto
Diretora de Defesa Profissional: Maria José Bahiense da Costa
Diretor de Patrimônio: Fernando Antonio Castro Barreiro
Diretora de Marketing e Eventos: Anne Layze Galastri
Comissão de Sindicância: Maria Conceição Garcia Oliveira Santos, Hermila Tavares Vilar Guedes, Maria De Lourdes Santiago Costa Leite e Lara de Araújo Torreão
Conselho Fiscal: Marta Baltazar dos Santos Cerqueira, Maria Rosário Ribeiro Barretto e Carolina Friedrich Amoretti.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria