TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape entrega VI edição do Prêmio Professor Nelson Barros
Publicada em 26/03/2019


 

Foto: Paulo Macedo

A importância do professor Nelson Barros, fundador e primeiro presidente da Sociedade Baiana de Pediatria, foi destacada na cerimônia de entrega da VI edição do prêmio que leva o nome do pediatra. Professor Nelson, como é carinhosamente chamado, faleceu em março de 2015 e foi uma referência para a especialidade na Bahia e no Brasil. A cerimônia foi realizada na noite desta terça-feira (16), na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina.

A presidente da Sobape, Dolores Fernandez, fez uma referência ao pediatra Fernando Barreiro, que lançou a premiação na sua gestão à frente da Sobape. “Além de homenagear nosso eterno professor, o prêmio resgata, incentiva e valoriza a pesquisa científica na Bahia. A cada ano, contamos com mais inscritos que apresentam trabalhos cada vez melhores para a pediatria”, avaliou.

A presidente da SBP, Luciana Silva, reforçou que Nelson Barros foi mentor de muitos pediatras baianos. “Esta é uma homenagem muito significativa e um estímulo aos jovens pediatras, únicos profissionais habilitados para cuidar de crianças e adolescentes”, disse.

“O professor Nelson Barros permitiu que estivéssemos aqui hoje, pois ele democratizou o associativismo pediátrico. O prêmio foi criado a partir de uma inspiração no inspiração no professor Nelson e sob a orientação da professora Luciana”, relembrou.
Os autores dos trabalhos selecionados receberam prêmios entre R$800 e R$3 mil. A cerimônia, que também prestou homenagem aos professores orientadores dos trabalhos selecionados pela comissão julgadora.

Os vencedores

O primeiro lugar na categoria residente de pediatria ficou com Luan Guanais Soriano, que abordou hidrocefalia. “É uma enorme satisfação receber esse prêmio e poder contribuir como desenvolvimento da pediatria”, disse. Ele foi seguido por Daniele Conceição Azevêdo, que tratou de infecções em pacientes oncológicos e Simone Rocha de Araújo, com um trabalho sobre perfil clínico de pacientes com febre reumática.

Entre os estudantes de medicina, conquistou o primeiro lugar Lorena Lemos de Castro. O trabalho dela abordou manifestações otorrinolaringológicas em pacientes com Fibrose Cística. “Agradeço à Sobape por ter nos proporcionado a participação nesse prêmio, aos professores e orientadores, assim como os pacientes e suas famílias que nos permitira os estudos”, enumerou. O segundo lugar ficou com Victoria Andrade Lobo, que escreveu sobre incontinência urinária insensível, e Rebeca Sadigursky Ribeiro cuja monografia teve como tema disfunção vesicointestinal entre mães e filhos.

VENCEDORES

*Categoria Residentes de Pediatria*

1º LUGAR
AUTOR: Luan Guanais Soriano
TÍTULO: Custos do Tratamento da Hidrocefalia Infantil em um Hospital Pediátrico Terciário
PROFº ORIENTADOR: José Roberto Tude Melo

2º LUGAR
AUTOR: Daniele Conceição Azevêdo
TÍTULO: Perfil das Infecções em Pacientes Oncológicos Pediátricos Internados em um Hospital Particular de Salvador - Bahia
PROFº ORIENTADOR: Cláudia Maria de Carvalho Cardozo Cendon

3º LUGAR
AUTOR: Simone Rocha de Araújo
TÍTULO: Perfil Clínico dos Internamentos por Febre Reumática no Brasil de 2013 A 2018 na Faixa Etária Pediátrica
PROFª ORIENTADORA: Isabel Cristina Britto Guimarães

*Categoria Estudantes de Medicina*

1º LUGAR:
AUTOR: Lorena Lemos de Castro
TÍTULO: Manifestações Otorrinolaringológicas em Pacientes com Fibrose Cística de um Centro de Referência em Salvador.
PROFº ORIENTADOR: Edna Lúcia Santos de Souza

2º LUGAR
AUTOR: Victoria Andrade Lobo
TÍTULO: Incontinência Urinária Insensível em Crianças: Quais os Fatores Associados na Perda Miccional com e sem Urgência?
PROFº ORIENTADOR: Ubirajara de Oliveira Barroso Júnior

3º LUGAR
AUTOR: Rebeca Sadigursky Ribeiro
TÍTULO: Disfunção Vesicointestinal entre Mães e Filhos: Um Estudo de Base Populacional
PROFº ORIENTADOR: Ubirajara Barroso de Oliveira Júnior

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria