TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Nova diretoria discute atuação da Sobape e preparativos de congressos
Publicada em 17/04/2019


 

A nova diretoria da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), empossada para o período 2019-2021, reuniu-se pela primeira vez na noite desta terça-feira (16), na sede da entidade, para traçar um panorama das principais atividades de educação continuada e ações a serem realizadas ao longo da gestão.

Na pauta, a presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, sinalizou os preparativos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), para o 1º Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped), acontecerá simultaneamente nas cidades de Petrolina (PE) Juazeiro (BA), de 30 de abril a 3 de maio, e para o 13°Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem), que será realizado de 29 de maio a 1º de junho, em Costa do Sauípe, no Litoral Norte de Bahia.

No encontro da nova diretoria também foi discutida a representação da Sobape em diversas entidades e eventos de defesa da infância, tal como o Comitê Estadual de Prevenção ao Óbito Infantil e Fetal, o Fórum Metropolitano da Rede Cegonha e a Câmara técnica de transmissão vertical da Vigilância Epidemiológica.

A equipe de trabalho ainda discutiu a revitalização da Revista da Sobape em meio eletrônico e a criação do Departamento de Ensino e Pesquisa.


O atendimento pediátrico nos municípios foi outro tema levantado na reunião. A presidente Dolores Fernandez pontuou que crianças e adolescentes não estão sendo atendidos por um pediatra, que é o profissional capacitado para a assistência a faixa etária. Está no planejamento da Sobape a realização de visitas às cidades baianas para acompanhar a situação e definir ações para a volta da assistência adequada.

“Essa população precisa ser melhor assistida. Não somos uma especialidade em extinção como dizem por aí. Todas as vagas de residência médica têm sido preenchidas, portanto estamos formando médicos pediatras”, defendeu Dolores Fernandez, ao lembrar que este ano o tempo de residência em pediatria passa a ser de três anos.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria