TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Trabalho da atual gestão da SBP é ovacionado na abertura do Nordesteped
Publicada em 01/05/2019


 

Fonte: SBP

“A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se tornou genuinamente brasileira quando a presidente da instituição, dra. Luciana Rodrigues Silva, percorreu todos os estados para acompanhar de perto a situação dos pediatras e os problemas locais, em especial os do nosso Nordeste”. O discurso inflamado foi proferido pela coordenadora de Integração Regional Nordeste e presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socepe), dra Anamaria Cavalcante e Silva, durante a abertura oficial do I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste (Nordesteped), ocorrida nesta quarta-feira (1º), em Juazeiro (BA).

Ela também assumiu a responsabilidade de redigir, juntamente com os organizadores e participantes do evento, uma carta-compromisso pela primeira infância para a Região Nordeste, cujo texto será construído durante o 1º Fórum Nordeste de Pediatria, evento que ocorre concomitantemente ao Nordesteped e será realizado nesta quinta-feira (2).

“Temos que cuidar das nossas crianças, especialmente nesse primeiro momento da vida. Além do conhecimento agregado, queremos sair daqui com essa missão, a qual sabemos que não será fácil. Porém, com o apoio e a participação de todos os pediatras nordestinos, esperamos que seja cumprida”, frisou.

Dra. Anamaria destacou ainda o ineditismo do evento, que é realizado ao mesmo tempo em dois estados do Nordeste: Pernambuco e Bahia. “Esse trabalho foi elaborado por todos os presidentes das nove sociedades nordestinas de pediatria, com quem divido essa emoção. Foi um trabalho intenso e pensado especificamente para os pediatras da nossa região”, enfatizou.

INTEGRAÇÃO – Em seu discurso, a presidente da SBP, dra. Luciana Silva, isso que a realização do Congresso em duas cidades do interior do Nordeste, Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), demonstra o compromisso que ela assumiu na gestão da instituição que era a descentralização dos grandes eventos do eixo Rio-São Paulo.

“Nada ocorre por acaso. Essa união é o que nos torna mais fortes para levarmos a pediatria adiante. Os pediatras são os profissionais mais habilitados a cuidar, tratar, promover e prevenir as crianças e adolescentes no que diz respeito à saúde e desenvolvimento. Homenageio a cada um de vocês pelo empenho à nossa especialidade”, salientou.

Segundo a presidente da SBP, a atual gestão foi feita de forma compartilhada e assim conduzirá suas atividades ao longo dos próximos três anos. “Todos vocês estão convidados a nos enviar sugestões para que possamos melhorar a qualidade e assistência da saúde das nossas crianças e adolescentes e termos uma defesa profissional cada vez mais atuante, por meio da qual a valorização do pediatra continue sendo sempre a nossa premissa”, evidenciou.

O presidente do congresso e da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, corroborou com a fala da dirigente nacional. “Ao realizar este evento no interior do Nordeste, ela realmente cumpriu sua meta de gestão, levando o conhecimento científico a todos os pediatras que residem fora das capitais. Essa iniciativa foi refletida na expressiva votação que obteve, mesmo sendo chapa única, para continuar o seu mandato nos próximos três anos”, realçou.

“Além disso, a SBP esteve e está atenta aos inúmeros problemas que afligem o nosso País, como o sucateamento do Sistema Único de Saúde, o aumento da sífilis e dos casos de sarampo, e vem cobrando dos gestores públicos ações e resoluções desses problemas”, complementou.

HOMENAGEM – O presidente de honra do congresso, dr. João de Melo Regis Filho, foi o homenageado nesta primeira edição do Nordesteped. O acadêmico falou da sua trajetória profissional e da intensa vida associativa, tanto na SBP quanto na Sopepe. Ele também parabenizou a diretoria da SBP pela descentralização dos eventos. “Um trabalho ímpar nos últimos três anos na educação continuada, com alta produção científica, incentivando nós, pediatras, a buscar a constante atualização”, observou.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria