TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Simpósio reúne Ligas Acadêmicas de Pediatria com apoio da Sobape
Publicada em 26/05/2019


 

Fotos: Paulo M. Azevedo

Com o apoio da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), dezenas de estudantes e residentes de várias ligas acadêmicas de pediatria do estado compartilharam conhecimento e experiências no simpósio de especialidades pediátricas, no último sábado (25), na sede da Sobape. A programação foi coordenada pela Liga Acadêmica de Pediatria da Bahia (Laped) e contou com a participação de ligantes de sete entidades da capital e do interior.

Na abertura da atividade, a presidente da Sobape, pediatra Dolores Fernandez, destacou o engajamento dos integrantes da Laped e a contribuição da pediatra Helita Azevedo na formatação do conteúdo das aulas.

"Foi um encontro preparado com muito esmero, onde vocês desenvolvem liderança, organização e sentido associativo. Nós temos que desenvolver cada mais esse sentido associativo. Isso nos fortalece e nos traz muitos benefícios. Porque quando a gente é forte, a gente tem como reivindicar porque a gente vive hoje momentos tao difíceis na área médica e em especial a pediatria", encorajou.

Dolores Fernandez pontuou aos futuros profissionais que em muitos lugares crianças e adolescentes não têm sido atendidos por pediatra, que é o profissional habilitado para assistência a esta faixa etária.

Ao longo do dia, cinco especialistas apresentaram panoramas atualizados de temas recorrentes na pediatria. A primeira aula foi proferida pela gastopediatra e nutróloga, Kátia Baptista, sobre aspectos diferenciais da intolerância à lactose, seguida da exposição sobre Endorcadite Bacteriana x Febre Reumática, feita pela pediatra Patrícia Guedes.

A professora Rachel Silvany levou atualização sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o pneumologista pediátrico Luís Cláudio falou sobre Crise Aguda de Asmas, e a presidente do departamento de Neonatologia da Sobape, pediatra Iandira Castro, lecionou sobre Exame Físico do Recém-nascido.

"A idea desse encontro nasceu em uma reunião com a presidente Dolores em janeiro deste ano. A nossa liga tem relação muito íntima com a Sobape, estamos sempre conversando", contou Diana Castro Lima, presidente da Laped.

"O que a gente pensou foi nas grandes da pediatria em relação a demandas, a dúvidas e interesses dos estudantes. A gente comunicou à Sobape quais eram os nossos interesses dentro de todas as possíveis especialidades da pediatria e os temas foram elegidos doutora Helita junto com os professores que deram as aulas", detalhou Larissa Neves, integrante da comissão organizadora do simpósio.

A programação incluiu ainda a apresentação de trabalhos científicos produzidos por estudantes de quatro ligas acadêmicas. As orientadoras da Laped, Regina Terse e Rosana Teixeira, além das professoras Sumaia Boaventura e Leandra Chaves revisaram e atribuíram notas às produções. Houve também sorteios de livros de pediatria ao longo do dia.

Além do Simpósio no sábado, os representantes das ligas realizaram uma reunião neste domingo (26) para promover a integração entre os estudantes e "pensar em eventos futuros e discutir os desafios da pediatria", conforme afirmou a presidente da Laped Diana Castro Lima.

Entre outras pautas, Diana afirmou que a Laped tenta há dois anos reaver convênios com hospitais e unidades de saúde que ofertem vagas de estágios aos ligantes.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria