TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Curso sobre nascimento do bebê tem apoio e participação da Sobape
Publicada em 29/07/2019


 

Foto: Divulgação Viva Infância

Pediatras da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) participaram do curso 'O Bebê e o Laço Social' que, no último sábado (27), reuniu especialistas na assistência que cerca todas as variáveis do nascimento de uma criança. A programação, idealizada pelo Instituto Viva Infância, atraiu 50 profissionais ao auditório do Internacional Trade Center, no bairro do Stiep, em Salvador, e foi acompanhada por outros 13 em transmissão online.

A pediatra Helita Azevedo, do Departamento de Ensino e Pesquisa Sobape e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), abriu os trabalhos apontando aspectos fundamentais para assegurar o nascimento e desenvolvimento saudável, como o histórico dos pais, o processo gestacional, a realização do parto e o puerpério.

À tarde, foi a vez da presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, juntar-se a um time de especialistas para uma mesa de debates sobre "Nascimentos singulares e suas adversidades: as circunstâncias de vida".

"Um evento muito rico, qualitativamente muito proveitoso, uma troca fantástica [...] nosso encontro foi focado no bebê, no início da vida. Fizemos uma abordagem interdisciplinar sobre como as crianças nascem hoje e todas as questões em torno do parto, da gravidez, da gestação, dos primeiros momentos de vida do bebê. Uma abordagem antropológica das causas sociais que interferem no pleno desenvolvimento da criança e da saúde mental de famílias em vulnerabilidade socioeconômica", resume a presidente da organização não governamental - Instituto Viva Infância, Auxiliadora Mascarenhas.

Segundo ela, a principal abordagem da ONG, que é a psicanálise na avaliação da saúde mental de crianças de zero a dez anos, ganhou novas perspectivas com intervenções vindas da neonatologia e da pediatria. "Temos uma parceria muito boa com Sobape já há algum tempo", pontua Mascarenhas.

O curso também recebeu psicanalistas e educadores de outros estados brasileiros, como Ethel Battikha, da Escola de Medicina e Saúde Pública de São Paulo, e Ângela Vorcaro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que compartilharam experiências e orientações de como lidar com as múltiplas interferências que acontecem no processo de nascimento de uma criança.

Também participaram a pediatra Candice Barros, que atua no Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, e a professora pós doutora em do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Leny Trad, que apresentou um visão entre antropologia e saúde.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria