TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sobape participa de debate sobre automutilação de crianças e jovens
Publicada em 02/08/2019


 

A presidente do Departamento de Adolescência da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), a hebiatra Sandra Plessim, representou a sociedade em uma audiência pública que debateu a automutilação de crianças e jovens. A audiência foi realizada na noite desta quinta-feira (1º), na Câmara Municipal de Salvador.

Durante o debate, proposto pelo vereador Luiz Carlos de Souza (PRB-BA), a especialista afirmou que transtornos de comportamento dos jovens, como a automutilação, se tornaram um problema de saúde pública.

“Estudos mostram que entre os jovens de 13 a 14 anos, de 4% a 45,6% praticam essas autolesões, sem ideação suicida. Na maior parte das vezes, usam objetos pontiagudos e cortantes, como facas, agulhas, giletes e lâminas de barbear”, revelou Sandra Plessim.

ACOMPANHAMENTO

A hebiatra pontuou, ainda, que nem toda criança ou jovem que se automutila tem depressão ou quer se suicidar. Por isso, defendeu a necessidade de encaminhamento para especialistas para identificar de onde vem essa vontade de se autolesionar e tratar o problema.

Segundo Sandra Plessim, para identificar as razões que levam os jovens a se automutilarem é preciso analisar um tripé, que engloba o fator pessoal, o social e o familiar.

Além da Sobape, psicopedagogos, conselheiros tutelares, representantes da Secretaria Municipal de Educação e outros especialistas participaram do encontro.

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria