TV SOBAPE   SOBAPE NOTÍCIAS   CENTRO VIRTUAL   PEDIATRICS   NEOREVIEWS   REVISTA BAIANA
 
Página principal

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Caminhada pelo aleitamento movimenta orla de Salvador
Publicada em 18/08/2019


 

“Perfeito, perfeito é mamar no peito”. Quem passava pela orla de Salvador na manhã deste domingo (18) podia ouvir gritos de guerra em defesa da amamentação. Como parte das ações do Agosto Dourado – mês dedicado ao aleitamento materno -, um café da manhã solidário e uma caminhada na região do Jardim de Alah reforçaram a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até 2 anos e de forma exclusiva até os seis meses de vida, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Organizada pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas), Comitê Estadual de Aleitamento Materno da Bahia (Ceam) e Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), a ação contou com apoio de entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Pastoral da Criança e Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates e a vereadora Aladilce Souza, integrante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador, manifestaram apoio e caminharam ao lado da presidente e da vice-presidente da Sobape, as pediatras Dolores Fernandez e Ana Paz, juntamente com e a presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape, Iandira Montes Castro. Representando a Secretaria de Saúde do Estado, participou a terapeuta ocupacional Josaildes Ribeiro, vice-presidente do Ceam rereferência técnica em aleitamento materno na Sesab. Também caminharam as Amigas D'Leite.

“A gente está nas ruas e convida toda a sociedade para juntar-se a nós e defender a amamentação, que traz inúmeros benefícios à saúde da mãe e do bebê. O leite materno, alimento padrão ouro, protege as crianças contra infecções, diminui o risco de obesidade e doenças, além de reduzir custos de assistência médica, evitando ou reduzindo as hospitalizações”, enumera Dolores Fernandez.

Doação de leite

A pediatra Ana Paz aproveitou as atividades para divulgar e incentivar a doação do leite materno. “As mães que produzem leite em excesso podem ajudar outras mães, que, por alguma razão, têm dificuldade em alimentar seus bebês, sobretudo os prematurinhos. O leite materno pode salvar a vida dessas crianças e garantir um desenvolvimento saudável”, diz Ana Paz, orientando que as futuras doadoras procurem um banco de leite humano.

Presentes à caminhada, representantes da Pastoral da Criança entoaram paródias sobre aleitamento materno e conduziram um momento dedicado a uma oração pela saúde das crianças. “Foi um momento muito especial. Essas manifestações mostram que já formamos uma rede pelo fortalecimento do aleitamento materno”, avaliou Dolores Fernandez.

Empoderamento - Este ano, o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ganhou força e consolidou o Agosto Dourado foi: “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, o que representa o empoderamento das famílias para o sucesso do aleitamento materno, como completa Dolores Fernandez. Anualmente, essa definição é feita pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA – sigla em inglês).

 
Listar todas as notícias
 


Av. Professor Magalhães Neto, 1450 - Caminho das Árvores - Salvador, BA Telefone: (71) 3341.6013
By Designer Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2013 Sociedade Baiana de Pediatria